Relatório da Defesa Civil do Estado sobre as fortes chuvas que atingiram a capital paulista (I)

nd

ter, 29/02/2000 - 16h55 | Do Portal do Governo

Relatório 255c/2000 – São Paulo, 29 de fevereiro de 2000 – 6h00

De acordo com o relatório da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, as fortes chuvas que atingiram o município de São Paulo, nesta segunda feira, dia 28, trouxeram as seguintes conseqüências:

* SOTERRAMENTO DE RESIDÊNCIAS

– Na Rua Caruxá, altura do número 100, Vila França ( Região Sul da Capital ) ocorreu um deslizamento de encosta sobre aproximadamente 10 barracos, resultando em 11 vítimas fatais ( 09 adultos e 02 crianças ) e 04 feridas, de acordo informações do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros – COBOM, compareceram no local 80 homens e 18 viaturas .

– Soterramento de barraco, deixou 01 vítima fatal (do sexo feminino) na Rua Xamborés, 05 – Campo Limpo ( Região Sul da Capital ).

– Desmoronamento de barranco sobre residência, causou ferimentos leves em um morador na Rua Espinhel, 20 – Jardim Alzira – Parque Santa Madalena – Região Leste da Capital, sendo socorrido por populares .

* DESABAMENTO DE RESIDÊNCIA

Desabamento de uma residência sem vítimas na Rua Fonte da Figueira, 10 – Freguesia do Ó ( Região Norte da Capital ).

* QUEDA DE ÁRVORE SOBRE REDE ELÉTRICA

Queda de árvore interditou e deixou sem energia elétrica por aproximadamente 02 (duas) horas a Rua Vigário João da Ponte ( próximo Avenida Washington Luís ).

* DESABAMENTO DE TELHADO

Desabamento de telhado da agência da Caixa Econômica Federal do Largo do Japonês ( Região Norte da Capital ), não houve informações sobre vítimas.

* DESABAMENTO DE MURO

Na Rua Dr. Estevão Montebello, 103 – Freguesia do Ó ( Região Norte da Capital ), ocorreu desabamento parcial de muro, sem vítimas.

* AEROPORTO COM RETRIÇÕES

O Aeroporto de Congonhas operou com restrições desde às 17 horas para pousos e decolagens.

* PISCINÕES CHEIOS E EXTRAVASAMENTO DE RIOS

Piscinão Bananal ( cheio );
Piscinão Rio das Pedras ( extravasou e atingiu diversas casas );
Córrego Pirajussara ( extravasou );
Córrego do Ipiranga ( extravasou );
Córrego do ‘ S ‘ ( próximo Giovani Gronchi );
Rio Aricanduva.

Como ocorre todas as vezes quando se verifica a possibilidade de chuvas fortes no Estado de São Paulo, as meteorologistas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC, emitiram no dia de ontem dois Boletins de Alerta, informando o COPOM, COBOM, CET, Coordenadoria Regional Metropolitana de Defesa Civil, bem como a Comissão Municipal de Defesa Civil, sobre uma linha de chuva com intensidade forte nas regiões Sul, Oeste e Central da Capital Paulista.
As previsões se confirmaram e houve um grande apoio aos atingidos, sendo que o Corpo de Bombeiros atuou com todo o seu efetivo, o mesmo acontecendo com a Polícia Militar, que utilizou inclusive seus helicópteros no socorro e condução de vítimas para hospitais. Uma retroescavadeira da Sabesp foi disponibilizada para auxiliar os Bombeiros, no trabalho de buscas às vítimas do soterramento na Vila França. O Serviço Social da Prefeitura realizou o trabalho de cadastramento e atendimento aos desabrigados.

Nota técnica:

As chuvas fortes que atingiram a Capital nesta segunda-feira, dia 28, foram causadas pela entrada de brisa marítima intensificada pelo escoamento em grande escala da atmosfera, com isto ocorreu um forte contraste térmico entre o calor do interior e as temperaturas amenas causadas pelos ventos úmidos de Sudeste no Sul da Capital, onde ocorreram chuvas, em aproximadamente uma hora, de 130mm em Santo Amaro, 70mm no Tietê e 80mm na Freguesia do Ó.

Fonte:
Companhia de Engenharia de Tráfego – CET,
Centro de Operações do Corpo de Bombeiros – COBOM,
Centro de Operações da Polícia Militar – COPOM,
Polícia Rodoviária Federal e
Comando de Policiamento Rodoviário – CPRv.