Reitora, prefeito e governador visitam novas instalações do MAC

Prédio ocupado pelo Detran será remodelado para abrigar o Museu de Arte Contemporânea da USP

dom, 30/09/2007 - 13h30 | Do Portal do Governo

Na segunda-feira (1º), a reitora da USP, Suely Vilela, o governador do estado, José Serra, e o prefeito da capital, Gilberto Kassab, farão uma visita às dependências do prédio do Palácio da Agricultura, no Ibirapuera, hoje ocupado pelo Detran, que deverá ser remodelado para abrigar o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

A visita também será acompanhada pelo secretário Estadual de Cultura, João Sayad, pelo secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, pelo pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Sedi Hirano, pela diretora do Museu, Lisbeth Rebollo, e pelo diretor do Detran, Ruy Estanislaw.

O Palácio da Agricultura, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, é um prédio histórico, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1952, composto por duas edificações, a principal com mais de 21 mil metros quadrados e um anexo com 4.600 metros quadrados. O projeto para a reforma do prédio, que deverá ser executada pelo Governo do Estado, foi contratado ao próprio Niemeyer, cuja equipe terá como consultor museográfico o arquiteto Gabriel Borba, funcionário do MAC. A previsão é de que a nova sede do Museu seja inaugurada em 2009.

“As novas instalações permitirão que o MAC dê mais visibilidade a seu riquíssimo acervo, que é um dos mais importantes patrimônios de arte moderna e contemporânea do hemisfério sul, fortalecendo cada vez mais a relação da Universidade com a sociedade brasileira”, ressalta a reitora Suely Vilela.

O MAC

O Museu de Arte Contemporânea da USP é um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea da América Latina. Seu acervo possui cerca de dez mil obras -entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais – de mestres da arte do século XX como Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky, Modigliani, Calder, Braque, Henry Moore, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Volpi, Brecheret, Flávio de Carvalho, Manabu Mabe, Antonio Dias e Regina Silveira, entre outros.

O MAC foi criado em 1963, quando a USP recebeu de Francisco Matarazzo Sobrinho, então presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o acervo que constituía o MAM. Além desse acervo que se transferiu para a USP, Matarazzo e sua mulher, Yolanda Penteado, doaram suas coleções particulares ao novo museu.

Mesmo ligado à pesquisa universitária, o principal objetivo do Museu tem sido, ao longo dos anos, tornar a cultura acessível a todas as classes sociais. Assim, o MAC realiza exposições com obras de seu acervo, oferecendo ao público os mais variados recortes e amplas possibilidades de percursos e leituras pela arte moderna e contemporânea.

A visita ao Palácio da Agricultura terá início às 11h. O prédio está localizado à Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, em São Paulo.

Da USP Online e Assessoria de Imprensa da Reitoria

(L.M.)