Região de Sorocaba ganha três postos do programa Acessa SP

Ao todo, unidades terão capacidade para prestar 8 mil atendimentos por mês

dom, 24/01/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, inaugurou na última sexta-feira, 22, mais três unidades do programa Acessa SP. Os novos postos funcionaram nas cidades Quadra, Cesário Lange e Tatuí, ambas da região Sorocaba.

“O Acessa São Paulo é um programa com um grande alcance social, pois atende a quem mais precisa. São usuários de todas as idades que vão aos postos para desenvolver desde suas atividades profissionais a trabalhos escolares, ou, simplesmente, para acessar páginas de entretenimento e de relacionamento”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Com estes novos postos em operação, o programa de inclusão digital do governo paulista passa a cobrir 90% da região. Ao todo, são 73 postos em funcionamento em 70 municípios, sendo que 24 deles foram instalados depois de 2007, quando teve início o Plano de Expansão do Acessa SP. Estas unidades oferecem 438 computadores para usuários que permitem cerca de 100 mil acessos por mês, o equivalente a 20% do total de atendimentos realizados pelo programa no mesmo período.

Com seis máquinas para uso da população, o Acessa SP de Quadra terá capacidade para prestar cerca de dois mil atendimentos por mês. Já a unidade de Cesário Lange vai dispor de oito computadores à população que realizarão mais de 2,6 mil acessos mensais à internet banda larga gratuita. Em Tatuí, a unidade do programa oferece 10 computadores com capacidade para prestar 3,3 mil atendimentos a cada mês.

Sobre o Acessa São Paulo

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 43 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastros. Ao todo, são 540 postos em funcionamento em 477 municípios, com 4.235 computadores e 1.020 monitores.

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Outro programa de inclusão digital do governo paulista é o Acessa Escola. Desenvolvido pelas Secretarias da Educação e de Gestão Pública, a iniciativa tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Ao todo, são mais de mil salas de informática e 200 mil usuários cadastrados. Juntos, o Acessa Escola e Acessa SP superam a marca de 45 milhões de atendimentos.

Da Secretaria de Gestão Pública