Região de Campinas ganha mais dois cursos técnicos

No total, serão abertas 120 vagas nos cursos de Administração, Informática e Turismo Receptivo

ter, 26/01/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assina nesta terça-feira, 26, nas cidades de Lindóia e Águas de Lindóia, região de Campinas, convênios com as prefeituras locais para criação de classes descentralizadas do Centro Paula Souza. No total, serão abertas 120 vagas nos cursos técnicos gratuitos de Administração, Informática e Turismo Receptivo. As aulas terão início em março.

No município de Lindóia, a classe descentralizada será implantada na Escola Estadual Pedro de Toledo. A unidade vai oferecer 40 vagas, à noite, no curso técnico gratuito de Administração. Já em Águas de Lindóia funcionará na Escola Estadual Dr. Francisco Tozzi, com 80 vagas distribuídas entre os cursos técnicos de Informática e Turismo Receptivo, no período noturno.

Empregabilidade

De acordo com o último levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, divulgado em dezembro de 2008, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o que representou um aumento de 22,2% em relação ao balanço do período anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento