Redescobrindo o Interior: Treinamento de monitores da Grande São Paulo e Capital começa nesta quarta

Técnicos do Cepam orientarão sobre o programa, com dicas de segurança, transportes e noções de primeiro socorros

seg, 12/06/2006 - 19h09 | Do Portal do Governo

Os monitores da Grande São Paulo e da capital que acompanharão os estudantes do Programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior 2006, que acontece no mês de julho, acompanham o treinamento dado pelo Cepam a partir desta quarta-feira, dia 14 de junho. Na semana passada, entre os dias 5 e 9, os monitores das cidades do litoral foram treinados pela equipe do Cepam que coordena as ações para a realização do programa.

Promovidos pela Coordenadoria de Relações Institucionais (CRI) e a Escola Cepam de Gestão Municipal, o treinamento reuniu professores e monitores de delegações do Guarujá, Cubatão, Bertioga, Ilha Comprida, Itanhaém, Praia Grande e Caraguatatuba. Agora é a vez dos monitores da Capital e Grande São Paulo, começando neste dia 14, e seguindo nos dias 19, 20, 21, 23, 28, 29 de junho e 3 de julho, no Auditório da Sede do Cepam (Av. Prof. Lineu Prestes, 913 – Cidade Universitária – São Paulo).

Segundo as normas básicas do Programa, os monitores devem ser maiores de 21 anos e demonstrar espírito de iniciativa e liderança, “Eles são a referência dos alunos durante as viagens, são os pais, mães, amigos e companheiros de todas as horas, devem ter tato com crianças”, disse Vicente Curti, coordenador da CRI.

Técnicos do Cepam irão oferecer orientações sobre o funcionamento geral do programa, com dicas de segurança, transportes, noções de primeiro socorros, entre outras, ressaltando a importância de promover o conceito de “aprender brincando”, o que possibilita aos alunos participantes conhecer melhor a cultura e o modo de vida do interior, as histórias e tradições rurais, o meio ambiente e a economia local.

Após a explanação dos técnicos, uma sessão de perguntas e respostas ajuda a dirimir as possíveis dúvidas. Os participantes assistem, ainda, ao vídeo institucional do Programa Redescobrindo o Interior 2005.

O Programa

O Programa Caravanas do Conhecimento acontece em duas etapas: em janeiro tem o Interior na Praia (que este ano registrou recorde de participação com quase 9 mil crianças); e em julho acontece o Redescobrindo o Interior.

A etapa Redescobrindo o Interior será realizada em duas semanas de viagens: a primeira entre os dias 10 e 14, e a segunda de 17 a 21 de julho, mobilizando cerca de oito mil pessoas, entre crianças, monitores, policiais militares (que acompanham as delegações para garantir a segurança das crianças), motoristas e funcionários da rede oficial de ensino.

Durante a estadia de uma semana em escolas adaptadas nos municípios chamados de hospedeiros, as crianças participam de uma série de atividades culturais e de lazer, podendo vivenciar a identidade cultural do interior, o modo de vida rural e das pequenas cidades. Estão programadas visitas a fazendas, pesqueiros, trilhas ecológicas e cachoeiras, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações, museus, além de brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios. Confira a programação de atividades no Interior, acessando a página do Programa Caravanas do Conhecimento.

  Do Cepam