Rede Social São Paulo lança portal interativo, comemora resultados e apresenta novas perspectivas

No encontro estadual que realiza no dia 3 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, também comemora resultados e apresenta novas perspectivas

sex, 31/08/2007 - 14h55 | Do Portal do Governo

A Rede Social São Paulo, aliança formada por mais de cem organizações representativas da sociedade civil, do setor empresarial e do governo, promove um encontro entre o Governo do Estado de São Paulo e lideranças comprometidas em garantir os direitos da infância e juventude, na próxima segunda-feira, 3 de setebro, às 11h30, no Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes.

O objetivo é lançar o primeiro portal na internet que conecta atores sociais em torno da criança e do adolescente, apresentar os resultados do trabalho de fortalecimento das redes no estado de São Paulo e celebrar a consolidação deste movimento intersetorial que elegeu a defesa dos direitos da infância e juventude como primeira causa. “A Rede Social é a prova de como um trabalho articulado pode trazer respostas às questões locais”, afirma o secretario estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e integrante do Comitê Gestor, Rogério Amato.  

O portal é resultado de uma parceria com a Comunitas, organização não-governamental presidida por Ruth Cardoso, responsável pela criação do Portal do Voluntário – uma ferramenta inovadora para fortalecer a articulação entre seus integrantes. Em um mesmo ambiente virtual é possível compartilhar conhecimento, conectar ações e disseminar as boas práticas criadas pelas diversas redes sociais locais, colaborando para o Aprimoramento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).

A missão da Rede Social é contribuir para a garantia dos Direitos Humanos no Estado de São Paulo, articulando governos, empresas e sociedade civil para aprimorar e fortalecer os sistemas e redes na construção do bem comum. Para tornar este objetivo realidade, a Rede desenvolveu o Projeto Envolver, que aprofunda esta articulação em torno da criança e do adolescente.

Protagonismo dos Conselhos Municipais

Inaugurando um novo momento de mobilização e conscientização dos atores sociais em torno da criança e do adolescente, a Rede Social São Paulo promoverá, até dezembro, 63 encontros para fortalecer ainda mais as redes municipais e regionais para que elas possam conduzir seus processos somando esforços aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) e ao CONDECA.

Durante os encontros, os agentes do SGDCA receberão informações e formação para utilizar indicadores e métodos que visam nortear e sustentar o trabalho nos municípios e regiões. Isso compreende: ações de monitoramento para solução dos casos de violação dos direitos da infância e juventude; definição dos papeis de cada ator do SGDCA e da complementaridade das atividades; acompanhamento de políticas públicas com previsão de recursos no orçamento municipal; e estratégias para elaboração e implementação de planos de trabalho buscando focar resultados.

Resultados

Com o apoio do Unicef e em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), o Envolver motiva e capacita os agentes que compõem o SGDCA nos municípios do Estado e bairros da capital, para que atuem em rede, de forma articulada e sistêmica, promovendo a melhoria do atendimento à população infanto-juvenil. Entre o piloto e a fase de expansão foram realizados 195 encontros regionais, com 16.938 participações de agentes representando 383 municípios, envolvidos em atividades de diagnóstico, planejamento e formação para qualificar as ações destinadas a fazer valer os direitos da criança e do adolescente.

O Comitê Gestor da Rede Social São Paulo conta com representantes das seguintes organizações: Associação Comercial de São Paulo, Banco ABN AMRO Real, Fundação Itaú Social, Fundação Nestlé, Fundação Telefônica, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Supereco SP, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Natura e Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Encontro da Rede Social São Paulo – lançamento do portal, resultados e perspectivas:

Quando: 03 de setembro, às 11h30. 

Onde: Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500.

Da Secretaria Estadual da Assistência e Desenvolvimento Social

(I.P.)