Rede Social de São Paulo discute garantia de direitos das crianças e adolescentes

Encontro teve a participação do governador Cláudio Lembo e diversos representantes de empresas, fundações, institutos e associações de classe

qua, 07/06/2006 - 23h30 | Do Portal do Governo

Garantir e ampliar o real cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  Esse é o tema do encontro que foi promovido pela Rede Social São Paulo com lideranças sociais, econômicas, políticas e religiosas do Estado. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira, dia 7, na Sala São Paulo, com a presença do governador de São Paulo, Cláudio Lembo.

A Rede Social, instituída em 2003, integra o primeiro, segundo e terceiro setores e conta com mais de 100 entidades entre empresas, fundações, institutos, associações de classe e os governos estadual e municipal.

Os três setores se comprometeram a atuar em ações concretas em defesa das crianças e adolescentes.

De junho a setembro deste ano esses parceiros iniciam um mutirão para identificar, mobilizar e capacitar os responsáveis pelo sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes na Capital e em 231 cidades do Estado. Esse sistema é integrado pelos secretários municipais, juizes, promotores, delegados, defensores públicos, educadores, assistentes sociais, agentes de saúde, conselheiros tutelares e de direitos, advogados, líderes comunitários e lideranças empresariais.

O governador ressaltou a importância da ação da Rede Social São Paulo. “O Brasil está precisando de solidariedade em todos os segmentos e essa rede é fudamental, pois soma e integra as pessoas’, disse ele.

De acordo com Lembo quanto mais esse tipo de inciativa for ampliado, melhor será para os brasileiros, sendo “uma forma de solucionar os problemas do País, particularmente os de inclusão social”, destacou.

Durante o encontro não houve nenhum discurso oficial, mas os atores Paulo Goulart e Nicete Bruno, engajados voluntariamente no projeto, foram os mestres de cerimônia e lembraram que o a lei do ECA é muito recente (foi criada em 1990) e que sua efetivação depende de todos. “O futuro de São Paulo está na infância e juventude dos jovens que precisam apenas de oportunidades”, disse Paulo Goulart.

Na prática, a Rede Social vai mobilizar as 200 pessoas mais influentes de cada cidade para participarem de encontros onde poderão se conhecer e se identificar como parte de um sistema responsável por garantir os direitos de todas as crianças e adolescente. O método do Unicef permite que ao final de dois dias eles levantem os problemas e apontem soluções. A partir daí são traçados os planos locais e programadas capacitações necessárias para executar essas ações.

O projeto foi testado em 2005 com 48 municípios nas regiões de Mogi das Cruzes, Santos e Sorocaba. Um dos resultados foi a inclusão do ECA no currículo de todos os cursos universitários.

A cerimônia foi encerrada com uma apresentação da Orquestra Jovem Tom Jobim, sob regência do Maestro Roberto Sion.

Para saber mais sobre a Rede Social São Paulo acesse: www.redesocialsaopaulo.org.br

 

Carlos Prado