Rede pública capacita alunos para atuar em emergências cardíacas

Estudantes devem levar os conhecimentos adquiridos para a comunidade, com o apoio dos professores

ter, 09/06/2015 - 12h51 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), capacitou neste final de semana quatro mil alunos da rede estadual da capital para atuar em caso de emergências cardíacas. A missão destes alunos é levar os conhecimentos adquiridos para a comunidade, com o apoio dos professores.

Desde o início do bimestre, eles receberam orientações sobre técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e massagens torácicas que podem salvar vidas. Os alunos foram incentivados a elaborarem bonecos com material reciclável, como garrafa pet, para que fossem utilizados nos exercícios de ressuscitação. Além dos médicos da Socesp, professores de arte, ciências, além dos educadores da escola da família também participaram das oficinas.

Para fazer os bonecos, os alunos tiveram que estudar quais são os fatores que podem culminar em uma emergência cardíaca. Todas as escolas foram orientadas a continuar o trabalho e multiplicar os conhecimentos

De acordo com a Socesp, as chances de sobrevivência de um infartado são ampliadas em quatro vezes quando o paciente está perto de alguém que seja capaz de reconhecer os sintomas da ocorrência, de pedir o socorro adequado e iniciar os procedimentos de massagem.

Do Portal do Governo do Estado