Rede do Saber supera quatro milhões de acessos em 2009

Objetivo do programa é promover aperfeiçoamento e atualização dos docentes

sáb, 06/02/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Para promover o aperfeiçoamento contínuo dos professores, a Secretaria da Educação lançou em 2003 a Rede do Saber, que oferece acesso aos conteúdos de formação continuada e orientações técnicas pela internet. No ano passado, a rede registrou mais de quatro milhões de acessos – média de 350 mil por mês – e um público recorde nas videoconferências transmitidas nas Diretorias de Ensino e escolas, com mais de 747 mil participações – 42,6% a mais que em 2008, quando o número chegou a cerca de 524 mil.

O número reflete o grande interesse e busca dos profissionais por aperfeiçoamento em videoconferências e capacitações disponibilizadas no portal da Rede do Saber (www.rededosaber.sp.gov.br) em parceria com renomadas universidades, como USP, PUC-SP e Unesp. Durante todo o ano, foram 645 mil horas de acesso aos vídeos. “É um número bastante expressivo, que demonstra a importância da Rede do Saber como ferramenta para o aperfeiçoamento e atualização de nossos professores”, diz o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Em 2009, a Rede do Saber ofereceu mais de 50 mil horas de videoconferência, além de outras 18 mil horas de atividades nas salas de informática, que contemplaram cursos de formação, capacitações, orientações técnicas e reuniões de trabalho envolvendo os educadores da rede estadual e seus parceiros. Também foram oferecidas cerca de 69 mil horas de atividades em ambientes disponibilizados 91 Diretorias de Ensino, que contaram com a participação de quase 750 mil profissionais da educação.

Rede do Saber

A Rede do Saber nasceu da necessidade de oferecer formação em nível superior para professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede pública estadual, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Para atender aos profissionais espalhados por todo o Estado, a secretaria investiu em recursos de videoconferência, teleconferência, ferramentas de gestão e ambientes colaborativos na Internet, que permitem aproximar os docentes da rede a especialistas de universidades que estão entre as melhores do País (USP, PUC-SP e Unesp). Assim, em 2001, foi desenvolvido o Programa PEC – Formação Universitária. Com excelente avaliação, o programa teve a sua estrutura ampliada para atender a todo o magistério estadual, dando origem, em 2003, à Rede do Saber, uma importante ferramenta para formação continuada de qualidade aos mais de 200 mil educadores da rede.

Estrutura 

A Rede do Saber conta com uma estrutura física composta por ambientes de aprendizagem distribuídos nas 91 Diretorias de Ensino da SEE, equipados com salas de videoconferência, estudos e de informática, com 20 computadores com acesso à internet banda larga. Esses ambientes de aprendizagem têm capacidade para atender, simultaneamente, 11 mil pessoas por período e contam com 182 operadores-monitores locais, que são monitorados diariamente por uma Central de Operações localizada na Capital. Ali 80 profissionais  atuam nos períodos da manhã e tarde.

Além da infraestrutura física, a Rede do Saber disponibiliza também ambientes virtuais de aprendizagem e um conjunto de ferramentas de gestão, comunicação e colaboração que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. Todos esses recursos permitem o funcionamento de múltiplas comunidades de prática e aprendizagem envolvendo os mais diversos segmentos de educadores da rede pública estadual.

Desde 2008, com a implantação do projeto Kit Multimídia na Sala do Professor, a rede possibilita o acesso por streaming às videoconferências em todas as cinco mil escolas, bem como a possibilidade de realização de videoconferências entre as Diretorias de Ensino e suas respectivas escolas. Esta solução proporcionou maior agilidade e integração com as escolas, permitindo o uso de novos recursos e formas de realizar reuniões e atividades de gestão e colaboração, além de ampliar significativamente a abrangência das ações de capacitação que passaram a atingir os educadores nas próprias escolas.

Da Secretaria da Educação