Recomeçam as aulas para 1,4 mil alunos indígenas

Estudantes, matriculados em 32 escolas, utilizam livros didáticos bilíngues diferenciados por etnia e contam com apoio de professores da própria aldeia

sáb, 12/02/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Dentre os 4,5 milhões de alunos da rede estadual que retornaram às aulas na quinta-feira, 10, 1.400 são descendentes de povos indígenas das etnias guarani, tupi guarani, terena, kaingang e krenak. Eles estudam nas 32 escolas indígenas oferecidas em todo o Estado e contam com material didático especial, produzido por professores formados pelo Magistério Intercultural Superior Indígena da USP. O material é bilíngue e diferenciado para cada uma das cinco etnias, com objetivo de facilitar a alfabetização tanto na língua materna quanto na língua portuguesa.

No final de 2010, a Secretaria de Educação enviou a todas as escolas indígenas da rede estadual 50,5 mil livros bilíngues. A distribuição foi feita em kits, contendo livros didáticos e narrativas da cultura indígena, além de jogos educativos e dicionários.

Nas classes indígenas, os estudantes têm acesso a todas as disciplinas do currículo escolar. As matérias, porém, são abordadas a partir da cultura de cada tribo e para isso, contam com professores das próprias aldeias. Assim, além dos temas do currículo convencional, os alunos também estudam questões relacionadas à sua cultura. Em sala de aula, os professores transmitem a importância da preservação da história e da tradição dos povos indígenas.

“Nossas escolas indígenas evoluíram muito. Quando eu estudei, eram escolas improvisadas nas aldeias”, conta a Jerá Poty Miri, da aldeia Morro da Saudade, localizada na Zona Sul de São Paulo. “Felizmente, consegui me matricular, aos 11 anos, em uma escola de brancos. Na época, eu só falava Guarani, mas tive uma professora que me ajudou muito a aprender o português”, relembra Jerá que se tornou professora e hoje dá aulas na Escola Indígena Guyrá- Pepo, na mesma aldeia em que cresceu. “Desde criança eu já tinha o sonho de ensinar. Repassava aos meus amigos tudo o que eu aprendia na aula.” Para Jerá, é fundamental ter professores índios ensinando nas aldeias para que a cultura seja preservada.

Hoje, 79 dos 153 professores que lecionam em escolas indígenas são formados pelo Magistério Intercultural Superior Indígena/USP.        

As escolas indígenas estão distribuídas por 11 Diretorias de Ensino (Bauru, Caraguatatuba, Itararé, Miracatu, Norte-1, Penápolis, Registro, Santos, São Vicente, Sul-3 e Tupã) e atendem a Educação Básica, que compreende a Educação Infantil, e o  Ensino Fundamental, que está dividido em  Ciclos I (1º ao 3º ano), II (4º ao 6º ano) e III (7º ao 9º ano). O Ciclo IV refere-se ao Ensino Médio.

Títulos distribuídos às escolas no kit em 2010

– “Educação Escolar em contexto bilíngüe Intercultural” – o livro apresenta um conjunto de atividades de oralidade, leitura e escrita, para uso dos professores indígenas no preparo de aulas para a Educação Infantil , Ensino Fundamental e Médio.

– “Jogos Educativos para o Ensino e Aprendizagem de Línguas Indígenas” – o livro incentiva reflexões sobre questões linguístico-discursivas, sociolinguísticas e etnolinguísticas que envolvem o ensino e aprendizagem, voltado à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

– “Narrativas de Memória” – o livro é uma coletânea de textos com ricas experiências das trajetórias pessoais e profissionais dos professores-autores, voltado ao Ensino Fundamental e Médio.

– “Vocabulário Bilíngue” – os livros (um exemplar para cada etnia) são uma coletânea de vocabulários bilíngües, resultado do levantamento de palavras do repertório de cada um dos professores, pesquisas com os mais velhos da comunidade, leitura de glossários e reuniões entre os professores indígenas. O material é voltado para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

– “ARTE-IN” – são 20 volumes bilíngues relatando a cultura de cada uma das cinco etnias existentes no Estado de São Paulo, voltados para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

– “Um caminho para a Educação Escolar Indígena” – o livro é uma experiência reflexiva dos educadores não indígenas no encontro com os professores indígenas no processo de ensino e aprendizagem, construída no dia-a-dia por meio das diferentes vertentes que compõem o seu complexo sócio-cultural. O material compreende três volumes: Livro I – Da Teoria à Prática; Livro II – Pensando a Sala de Aula; e Livro III – Historias de Aulas. São destinados aos professores indígenas em auxílio à prática docente.

Da Secretaria da Educação