Quilombos artesãos são reconhecidos

27 artesãos de comunidades quilombolas receberam carteirinhas

dom, 07/10/2007 - 16h42 | Do Portal do Governo

A sexta-feira, 28, marcou uma nova fase para 27 artesãos das comunidades quilombolas de Sapatú, Ivaporunduva e Mandira. Eles receberam as carteirinhas de artesãos da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), órgão do governo estadual, na Oficina sobre Comercialização de Artesanato, evento ocorrido na Caverna do Diabo, em Eldorado, para discutir a produção, a sustentabilidade e a comercialização do artesanato nas comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira.

A Oficina teve a participação de técnicos do Itesp do Vale do Ribeira, de representantes das Prefeituras de Eldorado e de Iguape e de representantes do ISA (Instituto Socioambiental), organização não-governamental.

A técnica do Grupo de Agronegócios do Itesp, Renata Vieira, falou sobre a valorização do artesão e do artesanato paulista, por meio da Sutaco, e da importância de se obter a carteirinha, que reconhece o trabalhador e o artesanato da comunidade tradicional. O processo de reconhecimento do artesão começa com a celebração de um Termo de Cooperação entre o município, neste caso, Iguape, com a Sutaco para formar os Agentes de Cooperação. Estes agentes são a “ponte” entre a organização estadual e o artesão, que posteriormente é cadastrado e reconhecido como trabalhador artesão.

A Gerente de Desenvolvimento da Produção e Renda, Isabel Peres dos Santos, coordenou a mesa e a entrega das carteirinhas. As monitoras do ISA, Raquel e Karem, por sua vez, coordenaram uma dinâmica de grupo sobre o caminho da comercialização, para iniciar reflexão sobre a importância de conhecer o mercado e o público, melhorar os produtos e buscar organização para atender as demandas. Estiveram envolvidas ainda na organização as técnicas do Itesp Gabriela Segarra, Iara Rossi e o responsável técnico do escritório de Eldorado, Pedro Lima.

Do Itesp

(L.M.)