Quatro cidades ganham cursos técnicos gratuitos

Serão abertas 200 vagas na região de São José do Rio Preto

sáb, 09/01/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assina neste sábado, 9, uma série de convênios para criação de cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza nos municípios de Ibirá, Elisiário, Pindorama e Ariranha, todos da região de São José do Rio Preto. Ao todo, serão abertas 200 novas vagas em cursos profissionalizantes nos quatro municípios As classes começam a funcionar neste primeiro semestre de 2010.

Em Ibirá, a classe descentralizada vai oferecer 80 vagas distribuídas entre os cursos de Administração e Turismo Receptivo. No município de Elisário, serão 40 vagas no curso técnico de Informática. Em Pidorama, 40 vagas para o curto de Agente Comunitário de Saúde e, em Ariranha, 40 vagas para o curso de Administração.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 170 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 150 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia ultrapassa 35 mil.

De acordo com o último levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, realizado em dezembro de 2009, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o que representou um aumento de 22,2% em relação ao balanço do período anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento