Quase mil pessoas já visitaram a exposição de arte sacra no Palácio dos Bandeirantes

Em cartaz até 31 de julho, a mostra destaca mais de 200 peças entre esculturas e imagens em barro e madeira

seg, 28/05/2007 - 14h29 | Do Portal do Governo

Quem não visitou a exposição “Gênese da Fé no Novo Mundo” ainda pode se deliciar com as mais belas obras de arte sacra das Américas reunidas no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Em cartaz até 31 de julho, a mostra destaca cerca de 200 peças entre esculturas e imagens em barro e madeira de mestres como Aleijadinho e Francisco Vieira Servas.

Vista por quase mil pessoas desde sua estréia e organizada como parte das solenidades em comemoração à visita do Papa Bento XVI a São Paulo, a “Gênese” integra o projeto de união dos acervos dos palácios dos Bandeirantes, Campos do Jordão e Campos Elíseos, cuja idéia é apresentar ao público esse patrimônio composto de mais de 3,5 mil obras.

“Pela primeira vez alguém pensou em arte sacra do século XVI e reuniu essas peças em uma mostra. Mario de Andrade já havia dito que São Paulo tem alguns marcos que são a gênese da nossa história e procuramos aqui apresentá-los”, explica o curador Percival Tirapeli.

No Palácio dos Bandeirantes, a exposição está dividida em cinco núcleos. O primeiro e mais importante traz obras raras do primeiro século da conquista e a evangelização pelas ordens religiosas. Reúne antigos marcos do período político das Capitanias Hereditárias (1532) até o primeiro Governo Geral (1549). 

O cruzeiro da ilha de Santo Amaro, a pia batismal do aldeamento de Abarebebê (onde os índios eram batizados), os fragmentos (ainda em estudo) de talhas dos altares datados de 1559 da igreja vicentina e as imagens do século XVI formam o núcleo histórico no Salão Barroco.

O segundo apresenta as diversas denominações dadas à Virgem e aos santos da religiosidade brasileira, e o terceiro está centrado na canonização do Santo Frei Antonio de Sant’ana Galvão, com obras do santo e grande arquiteto.

O esplendor do barroco português está retratado no quarto núcleo, no Salão dos Conselhos, integrado a obras expoentes do barroco mineiro. O quinto núcleo vem completar esses mais de 400 anos de história de arte sacra, com a união entre o barroco e o modernismo brasileiro – presente desde o Salão Nobre até o mobiliário nas dependências de todo o Palácio dos Bandeirantes.

Serviço:

Mostra “Gênese da Fé no Novo Mundo”

De 15 de maio a 23 de julho de 2007

Palácio dos Bandeirantes

Avenida Morumbi, nº 4.500 – Morumbi – São Paulo.

Para mais informações e agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br

Outras informações: (11) 2193 8212 / 8282

Leia também:

Ateliê do Palácio recupera as obras de arte sacra mais antigas das Américas

Palácio dos Bandeirantes organiza exposição de arte sacra em homenagem à visita do Papa