Público do GP Brasil poderá ir de trem a Interlagos

Notícia foi dada pelo governador José Serra em visita às obras da estação nesta quarta-feira, 22

qua, 22/08/2007 - 16h36 | Do Portal do Governo

Atualizada às 18h28

O público que se prepara para assistir ao GP Brasil de Fórmula 1, programado para os dias 19, 20 e 21 de outubro, vai poder contar com uma facilidade: fugir dos congestionamentos e ir ao autódromo de Interlagos de trem. A garantia é do governador José Serra que vistoriou na tarde desta quarta-feira, 22, a Estação Autódromo na extensão da Linha C da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

“Vamos entregá-la na primeira semana de outubro. E até o final do ano mais duas estações serão inauguradas nessa linha”, previu o governador. “Teremos aqui estações com o padrão das do Metrô”, comparou. A estação vistoriada pelo governador Serra será a primeira das três a ser inaugurada ainda neste ano na Linha C, com recursos aplicados na casa dos R$ 700 milhões.

Trens

Mas os investimentos na Osasco-Jurubatuba não se resumem apenas na construção de novas estações, observou o governador. “Novos trens estarão circulando aqui. Três deles ainda neste ano. Outros chegam no começo do próximo ano”, adiantou Serra.

O governador Serra comentou que além de maior conforto, a chegada das novas composições reduzirá o tempo de espera nas estações.

A informação do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, é que os novos trens começam a circular em novembro e os outros dois em dezembro. O objetivo é atender a demanda com o início da operação do novo trecho da Linha C, que terá 8,5 quilômetros e três estações (Autódromo, Interlagos e Grajaú).

Construídas com tecnologia de última geração, as composições terão ar condicionado, bancos anatômicos, som ambiente, vidros com proteção aos raios ultravioleta, indicação luminosa e sonora de abertura e fechamento de portas, monitoramento de falhas computadorizado, freios dinâmicos, entre outros.

Estação

A Estação Autódromo fica a 4 quilômetros da unidade Jurubatuba e somente a 700 metros do Autódromo de Interlagos. Segundo os cálculos dos técnicos da CPTM, a unidade receberá aproximadamente cinco mil usuários por dia no início da operação. As lajes estruturais, salas operacionais, de supervisão, banheiros, refeitórios e caixas para elevador que levam à plataforma estão prontas. Os engenheiros da CPTM coordenam agora as equipes que montam a estrutura metálica.

De acordo com a CPTM, as novas estações da Linha C atendem os padrões de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regulamentam o acesso às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto prevê rampas, elevadores, escadas rolantes, corrimãos, piso tátil para conduzir deficientes visuais e sanitários especiais.

As unidades também respeitam às novas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o atendimento a pessoas com deficiência. Estão previstos sinais luminosos de abertura e fechamento de portas, identificação dos carros, assentos preferenciais, espaço para portadores de cadeira de rodas, painel indicativo de próxima estação e lado de abertura de portas, bem como pega-mão fotoluminescente.

Aumento da oferta

Com a entrega dos novos trens e a conclusão das demais implementações no sistema, haverá significativo aumento na oferta de transporte na zona Sul.  “A inauguração das três estações elevará o número de passageiros dos atuais 130 mil para 200 mil/dia”, estimou o secretário Portella. Segundo ele, esse número deve dobrar após a inauguração da Linha 4 do Metrô. “A linha 4 vai turbinar essa linha”, completou Serra.

Vistoria

Antes de percorrer as dependências da Estação da CPTM, o governador Serra participou com o prefeito Gilberto Kassab, da vistoria das obras no autódromo José Carlos Pace. “Após dez anos fazemos uma reforma completa da pista do autódromo”, lembrou Kassab. Ele afirmou, ainda, que a Prefeitura vai construir arquibancadas definitivas, ampliar a reta dos boxes e melhorar a infra-estrutura do local para assegurar maior conforto ao público. “As melhorias atendem as normas da Federação Internacional de Automobilismo”, concluiu o prefeito de São Paulo.

Cleber Mata

Com Assessoria de Comunicação da CPTM