Psicologia do esporte e motricidade são destaques de encontro na Unesp de Rio Claro

Com inscrições abertas, seminário é destinado a professores e estudantes de educação física

qui, 30/09/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para participação em palestras e minicursos do II Seminário de Psicologia do Esporte e Motricidade Humana. Organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE), do Instituto de Biociências (IB), câmpus de Rio Claro, o evento oferece 300 vagas e será realizado entre os dias 27 e 28 de novembro, no anfiteatro da unidade.

Voltado para professores e alunos de educação física, pedagogia, psicologia, fisioterapia, além de outros professores das redes pública e particular de ensino, o seminário busca promover a atualização e a capacitação profissionais de seus participantes. Os interessados também podem inscrever trabalhos de pesquisa para apresentá-los em forma de painéis.

A psicologia do esporte é aplicada nas aulas de educação física e em treinamentos de times escolares em diversas modalidades, para contribuir na compreensão das necessidades de cada aluno. Assim, a ansiedade e a hiperatividade que prejudicam o aprendizado podem ser identificados com um olhar atento do professor.

Ao exemplificar o papel da área na educação de crianças, o psicólogo Afonso Antonio Machado, professor do instituto e organizador do evento, aponta a necessidade da capacitação dos profissionais que trabalham em escolas. “Os professores que usam o esporte para a educação podem enxergar no aluno, por meio de processos de avaliação, algumas necessidades que precisam ser trabalhadas para a melhoria do aprendizado do estudante”, diz Machado. “Esses profissionais também devem saber contornar a ansiedade dos estudantes, provocada por pais que pressionam para que seus filhos sejam os melhores.”

Confira a programação:

Sábado, 27

8h30 às 9 horas
Palestra de Abertura – O papel da pesquisa e da tecnologia na Psicologia do Esporte – professor Afonso Machado

10 às 11 horas
Mesa Redonda – Psicologia e o treinamento esportivo: procedimentos para otimização de práticas – Hermes Balbino (UNIMEP), Roberto Tadeu Iaochitte (IB), Leonardo Pestillo de Oliveira (UEM)

14 horas às 15h30
Minicurso A – Treinamento Mental no Esporte – Hermes Balbino
Minicurso B – Motivação no Esporte – Roberto Tadeu Iaochitte
Minicurso C – Imagem corporal e vigorexia – Prof. Mdo Flávio Dezzan (IB)

15h30
Apresentação de painéis

16 horas às 17h30
Mesa Redonda – Complexidade da tarefa e o desempenho ótimo no esporte – Ana Maria Pellegrine (IB)

Domingo, 28 

8h30 às 10 horas
Minicurso D- Psicologia do Esporte e intervenções nos esportes coletivos – Hélio Cozza
Minicurso E – Observação na Psicologia do Esporte- José Maria Montiel (Unianhanguera)
Minicurso F – Desenvolvimento de carreira e talentos esportivos – Leonardo Pestillo de Oliveira e João Ricardo Nickenig Vissoci (UEM)

10 horas
Apresentação de painéis

10h30 às 12 horas

Mesa Redonda – Efeitos perversos e efeitos confortantes da mídia esportiva- Marcelo Zanetti Callegari (UNIP), Fernando Cesar Gouvea (PM Jundiai) e João Ricardo Nickenig Vissoci (UEM)

14 horas às 15h30
Mesa Redonda – Processos de avaliação na Psicologia do Esporte- Daniel Presoto (ESEF Jundiai) e Daniel Bartholomeu (UNISAL/ USF)

15h30
Encerramento

Da Unesp