Projeto Palmeira Juçara mostra resultados no Vale do Paraíba

Projeto vem gerando trabalho e renda a comunidades no entorno do Núcleo Santa Virgínia

qua, 31/12/2008 - 14h12 | Do Portal do Governo

Em plena safra do palmito juçara nos municípios de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, no Vale do Paraíba, continua a todo vapor o projeto “Semeando Sustentabilidade na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia” – Projeto Palmeira Juçara. O objetivo do projeto, desenvolvido pela Fundação Florestal, Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga e a Oscip Akarui – Associação para Cultura, Meio Ambiente e Cidadania -, é a recuperação da palmeira juçara associada à geração de trabalho e renda a comunidades rurais que moram no entorno do Parque, por meio da produção de mudas, sementes e polpa de juçara obtidas com a coleta dos frutos.

A primeira fase do projeto aconteceu em 2007, com o incentivo ao manejo sustentável da palmeira juçara, que despertou o interesse de proprietários rurais no plantio de mudas em remanescentes florestais do município de São Luiz do Paraitinga e região, contribuindo para o repovoamento da espécie. Nesse período, foram plantados 25 hectares de juçara, correspondentes a 30 mil mudas, com apoio do Núcleo Santa Virgínia do PE Serra do Mar e do Viveiro Florestal de Pindamonhangaba, também da Fundação Florestal. Para 2008, a previsão era de mais 35 ha com plantio de mudas e sementes.

Para isto, a segunda fase do projeto, compreendendo o período entre maio deste ano e  fevereiro de 2009, vem realizando, desde o início, um curso de capacitação de produtores rurais para o manejo dos frutos e produção de mudas. Este curso foi estruturado em duas etapas, sendo a primeira de teoria com atividades práticas e a segunda, de produção.

Durante a primeira etapa, os produtores aprenderam desde sucessão ecológica até a produção de mudas em viveiros, além do processamento dos frutos da palmeira e aulas de higiene e critérios sanitários para o manejo de alimentos. A etapa de produção começou em julho, com a instalação de dois viveiros, em duas propriedades participantes do projeto, nos municípios de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.

Vários mutirões foram e são realizados nesses viveiros, para a construção, semeadura e repicagem das mudas. Os funcionários do parque participaram ativamente dessas atividades. Os viveiros estão em fase de produção, sendo 9 mil e 14 mil mudas, respectivamente.

Para a coleta dos frutos, foi elaborado um plano de manejo, autorizado pelo Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais – DEPRN, pois a palmeira é uma espécie da Mata Atlântica ameaçada de extinção devido ao corte ilegal do palmito, que ocasiona a morte da planta. Para a coleta dos frutos, não é necessário cortar a palmeira, que na região leva de 10 a 12 anos para frutificar, e com isso o produtor pode coletar frutos todos os anos. Além do fato de o trabalho com os frutos ser muito mais rentável do que com o palmito. O palmiteiro recebe em torno de R$ 4,00 o tolete de palmito (70cm), ou seja uma palmeira. Com a coleta dos frutos, ele pode chegar a mais de R$ 26,00, com a venda da polpa e das sementes resultantes do processo de despolpa, tudo isso de uma palmeira só.

Atualmente, o projeto se encontra em plena safra da juçara na região, na qual todo fruto coletado é beneficiado para obtenção de polpa. Em parceria com a Secretaria de Educação Municipal, Cozinha Piloto da Merenda Escolar e Vigilância Sanitária Municipal, os frutos são processados na cozinha da Escola municipal Waldemar Rodrigues, local adequado às normas e exigências sanitárias. Além disso, junto com o Conselho da Merenda Escolar, será possível inserir a polpa de juçara na merenda dos alunos durante o ano de 2009. Para isto foram feitos testes de aceitação com as crianças, que aprovaram o suco de juçara. A polpa é produzida em embalagens de 500ml e 100ml, sendo comercializada em restaurantes da cidade e para pessoas interessadas no produto. Além do suco, outros produtos têm sido produzidos com base na polpa, como pães, caldas de sorvete e até caipirinha de juçara.

A meta do projeto para a safra é a coleta de 2.500 kg de frutos, 1.000 kgde polpa, 1.500 kgde sementes e a produção de 23 mil mudas de juçara. As sementes resultantes do processo de despolpa possuem três destinos: comercialização, produção de novas mudas e repovoamento das áreas de coleta. Uma parte da produção de sementes e mudas produzidas nos viveiros será comprada pela oscip e doadas para proprietários rurais que queiram repovoar remanescentes florestais de suas propriedades.

Esta atividade, atualmente, é um programa continuado dentro da instituição de preservação e recuperação da palmeira juçara. O projeto terá sua continuidade baseado na demanda da comunidade envolvida, os quais alguns objetivos foram identificados em avaliações realizadas e que são: envolver mais pessoas, construir uma cozinha piloto, implantar pomares com juçara consorciada a outras frutíferas, entre outros. Este trabalho é realizado junto com comunidades rurais de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, promovendo a geração de trabalho e renda aliado a recuperação da floresta.

Da Secretaria do Meio Ambiente