Projeto oferece curso gratuito a alunos da rede pública de São Carlos

Com início em agosto de 2017, ação promovida pela Universidade de São Paulo já formou duas turmas de jovens na região

qua, 08/08/2018 - 14h37 | Do Portal do Governo

O Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, desenvolve o Programa de Educação Tutorial (PET-Computação), que ensina os conceitos básicos de programação para estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas, por meio de brincadeiras e dinâmicas.

Vale destacar que o CodifiKIDS é um curso presencial e gratuito oferecido por estudantes de graduação e pós-graduação do ICMC em unidades educacionais. O projeto teve início em agosto de 2017 e, desde então, duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental já concluíram o treinamento.

É importante frisar que o curso é uma extensão do projeto “Codifique”, cursinho de computação para alunos do Ensino Médio que pretendem entrar na universidade. As inscrições ficaram abertas para unidades públicas de São Carlos até o dia 30 de julho.

Para participar, é preciso que a escola ofereça um laboratório de informática com computadores em bom estado e em quantidade suficiente para cada aluno ter o seu, com prioridade para instituições localizadas em áreas periféricas.

Oportunidade

Aluno do ICMC e um dos coordenadores do projeto, Gabriel Baltazar destaca a importância do ensino da computação para as crianças. “Aprender programação ainda na infância ajuda a estimular o raciocínio lógico e facilita o aprendizado, sobretudo na área de Exatas”, avalia. Para o estudante, é fundamental mostrar às crianças que existem essas profissões, de modo que os jovens tenham oportunidade de conhecer o trabalho do cientista da computação.

“Além de ensinar os conceitos passo a passo, nós tínhamos que fazer com que eles ficassem interessados no conteúdo. Por isso, nós criamos alguns exemplos dinâmicos, por exemplo, fazendo uma criança ensinar às outras como fazer um sanduíche. Dessa maneira, a gente podia explicar que as instruções dessa criança eram como os algoritmos”, enfatiza o coordenador, que abordou o desafio de transformar o vocabulário acadêmico em uma linguagem acessível.

“Não é só pela distância geográfica que devemos aproximar essas crianças da universidade, mas também pela distância social em que elas vivem. Existe uma desigualdade muito grande entre o que é produzido na universidade e o que é absorvido na sociedade. A gente vê que não há diálogo entre as instituições e a comunidade”, analisa George Tamanaka, também coordenador do projeto.

Em 13 de junho, foi realizado o último dia de aula na Escola Municipal de Educação Básica Professora Dalila Galli, localizada no Jardim Jockey Club, em São Carlos. Na ocasião, também ocorreu a formatura da turma, com entrega de certificados.

George Tamanaka reforça que a desigualdade social era uma dificuldade que foi enfrentada pelos integrantes do projeto. “Alguns estudantes já tinham familiaridade com um computador, enquanto outros nunca tiveram contato. Então, ensinar para uma sala em que as pessoas estão em vários níveis de aprendizado é muito difícil, pois exige um acompanhamento individual. Apesar disso tudo, conseguimos superar essas barreiras e o resultado desse trabalho foi um sucesso”, comemora.