Projeto no setor de olericultura promove capacitação de produtores de SP

Principal objetivo da iniciativa é aumentar a produção de alimentos seguros e saudáveis em Bauru e municípios de região

qui, 24/10/2019 - 20h38 | Do Portal do Governo

A olericultura representa uma cadeia de importância expressiva na região de Bauru, no interior de São Paulo. Quase todos os municípios atendidos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado têm na produção de olerícolas (hortaliças folhosas, hortaliças frutos e hortaliças raízes e tubérculos) uma das principais fontes de geração de renda e empregos na área rural.

A pasta realiza atividades por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

Com isso, a CDRS Regional Bauru programou para 2020 uma série de capacitações voltadas, em especial, aos produtores que têm menor capital para investimento, área reduzida, baixa tecnologia de produção e dificuldade na execução da gestão e planejamento da propriedade.

“Esses entraves acabam por tornar os produtores rurais e também os assentados dependentes quase que exclusivamente de políticas públicas de compra de alimentos, como o Programa Nacional da Alimentação Escolar, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social, para o escoamento da produção, sem que consigam se inserir em novos e mais exigentes mercados de consumo”, ressalta o diretor da CDRS Regional Bauru, Marco Aurélio Parolin Beraldo.

Qualificações

A coordenadoria já desenvolve um trabalho de base com oferta de capacitações e para o próximo ano foram programados treinamentos tanto a produtores que cultivam em sistema tradicional quanto a quem produz em ambiente protegido. São situações diferentes, mas ambos têm dificuldade de obter produtos de qualidade.

“As demandas por capacitação não são apenas do setor produtivo. A sociedade também está cobrando a garantia de alimentos mais saudáveis”, ressalta Sergio Ishicava, assistente de planejamento da CDRS Regional Bauru, que tem comandado as ações em torno da cadeia da olericultura.

O projeto “Desenvolvimento Sustentável da Olericultura na Região de Bauru tem como principal objetivo trabalhar a implementação das Boas Práticas Agrícolas (BPA), permitindo a produção de alimentos mais seguros e saudáveis, estando de acordo com o Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável ‘Cidadania no Campo 2030’, lançado recentemente pela Secretaria de Agricultura.

Pilares

A iniciativa é baseada nos pilares de “Saudabilidade e Segurança nos alimentos” e “Produção, Distribuição e Consumo Sustentável”. Para atender esses requisitos, serão oferecidas, entre outras, capacitações em controle integrado de pragas; uso racional de defensivos; adoção das normas para armazenamento e destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos; e melhoria na tecnologia de aplicação de defensivos.

As capacitações serão voltadas aos produtores dos municípios de Arealva, Avaí, Borebi, Duartina, Iacanga, Lucianópolis, Pederneiras, Piratininga e Reginópolis. Ainda em 2019, os técnicos da região serão treinados para a articulação e o auxílio dos produtores nas Chamadas Públicas municipais para o ano de 2020, de forma que possam repassar conhecimentos aos produtores.

Para desenvolver esses objetivos, a CDRS Regional Bauru conta com o apoio e parceria das Prefeituras Municipais, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicatos rurais, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) – Polo Centro-Oeste – Bauru, FIB – Faculdades Integradas e Bauru e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável.