Projeto Microbacias II beneficia associação do Vale do Ribeira

Localizado entre o município de Eldorado e Iporanga, conjunto de bairros rurais conseguiu aumentar a produção agrícola

sex, 06/07/2018 - 20h27 | Do Portal do Governo

Esse ano tem sido mais do que especial para a Associação Quilombo Nhunguara, conjunto de bairros rurais localizado entre o município de Eldorado e Iporanga, no Vale da Ribeira, pertencente à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Registro.

Graças a investimento de R$ 200 mil do Projeto Microbacias II, cerca de 150 famílias que vivem principalmente da agricultura ganharam um espaço de confraternizações, reuniões, além de uma reforma na fábrica de alimentos artesanais. A reforma na Casa da Agricultura faz de 2018 acima de tudo um ano cheio de esperança para a comunidade que mantém tradições ancestrais e é importantíssima para a conservação da Mata Atlântica.

É o exemplo da quilombola Sueli Oliveira da Silva. Ela foi uma das peças mais ativas na luta em prol das obras e garante que, até a chegada dos recursos disponibilizados pelo Microbacias II, muito se tentou e pouco se conseguiu.

“Nosso sonho era ter essas obras na Casa da Agricultura, mas tentamos de várias maneiras e não conseguíamos. Graças ao projeto Microbacias II levantamos os fundos e realizamos o sonho”, diz Silva.

Quem também comemora é a presidente da Associação Quilombo Nhunguara, Marina Soares, que comenta que a iguaria local, banana chips, teve produção facilitada com a reforma da fábrica.  “As bananas chips produzidas pelas sete mulheres aqui na fábrica são as melhores da região, inigualáveis. Em breve vamos fazer coisas diferentes, aprimorando nosso trabalho para produzir bolas e doces com a fruta, uma das principais culturas locais”.

O técnico da Casa da Agricultura de Eldorado, Arnaldo Muniz, adianta que novidades virão em breve. “Há um segundo projeto sendo feito, já em andamento, uma contenção de muro importante. Em breve estará funcionando e será um enorme ganho.”

O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da CATI e pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais.

A iniciativa tem o objetivo de ampliar a competitividade e proporcionar o acesso ao mercado para os agricultores familiares organizados em associações e cooperativas em todo o Estado, bem como organizações de produtores de comunidades tradicionais como quilombolas e indígenas. O projeto pretende aumentar as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social e promover a conservação dos recursos naturais.