Projeto Guri aprimora educação por meio da música em SP

Estão abertas 46 mil vagas para cursos de música

sex, 29/01/2010 - 11h42 | Do Portal do Governo

Imagine o cenário: crianças e adolescentes, com idades que variam entre 8 e 18 anos, reunidos em uma sala de aula com capacidade para 30 pessoas. Pense agora que esses jovens se juntam, pelo menos duas vezes por semana e quase cinco horas por dia, para aprender violino e canto. Pode-se acreditar que é possível ensinar música a alunos tão jovens com idades diferentes com qualidade? O Projeto Guri, vinculado à Secretaria Estadual de Cultura, comprova que a fórmula funciona.

O Projeto Guri está com 46 mil vagas abertas para cursos de música neste semestre. Para participar não há necessidade de seleção, basta que o interessado esteja matriculado em qualquer instituição de ensino da rede pública e/ou particular. As inscrições poderão ser feita até 12 de fevereiro, nos dias e horários de funcionamento dos Polos – unidades do Projeto Guri onde acontecem as aulas de música.

Poderão participar crianças e jovens de oito a 18 anos. Nos casos dos Polos Regionais, que contam com aulas de iniciação musical, a idade mínima é de seis anos. Para a matrícula, os interessados deverão se dirigir ao Polo em que deseja estudar, acompanhados por pais ou responsáveis, com a seguinte documentação: duas fotos 3×4; certidão de nascimento ou RG; comprovante de endereço; comprovante de matrícula escolar e carteira de vacinação. As aulas começarão no dia 22 de fevereiro, com uma semana de atividades de integração entre novos e antigos alunos.

Gerenciado por duas Organizações Sociais (OSs), a AAPG (Associação dos Amigos do Projeto Guri) e a Santa Marcelina – Organização Social de Cultura, o Projeto Guri foi criado em 1995 para promover a inclusão social e cultural de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

Os 362 Polos do Projeto Guri, distribuídos por todo o Estado, oferecem os cursos de violino, guitarra, violoncelo, viola, saxofone, flauta transversal, clarinete, bateria, percussão e outros, além de aulas de canto coral, teoria e iniciação musical. Para conhecer os Polos do Projeto Guri, visite a seção Onde Estamos no site www.projetoguri.org.br.

Serviço

Pré-matrícula para alunos novos – até 12 de fevereiro
Confirmação de matrícula para alunos de 2009 e alunos novos – 22 a 27 de fevereiro
Início das aulas – 22 de fevereiro
Semana de integração – 22 a 26 de fevereiro

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo e do Projeto Guri