Projeto Guri: 2011 com 31 concertos e um novo grupo

220 alunos que formam os Grupos Infantojuvenis foram selecionados neste ano

sáb, 31/12/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Com cinco grupos musicais – banda sinfônica, camerata de violões, coral, orquestra de cordas e orquestra sinfônica – , a temporada 2011 foi intensa para os alunos do Programa Guri, que, além dos ensaios e aulas, realizaram 31 concertos durante o ano, para um público de mais de 6 mil pessoas.

Foram três grandes séries: Guri na Comunidade, que realizou concertos nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) em que o programa tem polos de ensino; Guri na Praça, com apresentações na Praça Victor Civita, parceira institucional do programa; Música e Literatura, com concertos na Biblioteca de São Paulo; e Guri na Estrada, que possibilitou aos grupos viajar para Campos do Jordão, Santos e Salvador.

Para selecionar os 220 alunos que formam os Grupos Infantojuvenis, neste ano foram realizados dois processos seletivos, com audições em março e junho. A partir daí, ocorrereu uma série de atividades que demonstram a importância que os Grupos Infantojuvenis têm para a formação dos alunos. Em abril, integrantes da banda participaram de master class com os músicos do Quinteto Villas-Lobos, um dos mais importantes e respeitados grupos musicais do País, que atua há 40 anos. Alunos puderam conhecer de perto profissionais como Antonio Carrasqueira (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sergio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote).

Em junho, foi a vez de os alunos da orquestra de cordas participarem de aulas e ensaios com integrantes do Quinteto Juilliard, resultado da parceria da Santa Marcelina Cultura com a Juilliard School, uma das mais conceituadas escolas de música do mundo. O grupo e os convidados Charles Yang (violino), Ritchie Zah (violino), Megan Griffin (viola), Claire Bryant (violoncelo) e Kristoffer Saebo (contrabaixo) realizaram um concerto no CEU Casa Blanca. No mês seguinte, o coral participou do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão com concerto na Igreja Santa Terezinha ao lado do Coral Jovem do Estado.

No segundo semestre foram inúmeras máster-classes com artistas de expressão internacional como os grupos franceses do Coro Accentus e Ensemble Orchestral de Paris e o inglês London Sinfonietta Orchestra, além de importantes músicos brasileiros como Fernando Disenha.

Em novembro, a banda sinfônica fez uma viagem a Salvador, onde realizou dois concertos e participou de intercâmbio com integrantes da Escola Olodum e Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Ainda em novembro, Banda Sinfônica e Orquestra de Cordas estiveram, como grupos convidados, nos palcos do prêmio Itaú-Unicef, e fizeram a sonorização ao vivo de um dos mais importantes eventos direcionados para o terceiro setor no País. Em dezembro, banda sinfônica e coral participaram do Festival de Música Tocando Santos.

Novo grupo

O maior desafio neste ano foi a formação da Orquestra Sinfônica Infantojuvenil do Guri. O grupo foi montado após as audições de junho. Os ensaios começaram em agosto sob a direção de Emiliano Patarra, regente da Orquestra do Theatro São Pedro.

“Esta temporada foi um marco. Conseguimos realizar todas as metas definidas no início do ano. Fizemos ótimos concertos e envolvemos os alunos em atividades que ficarão marcadas na vida de todos”, comemora Ricardo Appezzato, coordenador padagógico do Programa Guri.

Atualmente, o Guri realiza as audições para as formações de 2012. Os Grupos Infantojuvenis têm o patrocínio da ISA-CTEEP e apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

Da Agência Imprensa Oficial e do Projeto Guri