Projeto Guarapiranga Sustentável elabora protocolo de boas práticas agrícolas

Objetivo do documento é promover sistemas mais sustentáveis de produção

dom, 28/03/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Para garantir práticas sustentáveis de agricultura na região da Guarapiranga, as secretaria estaduais do Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento, em parceria com prefeituras, ONGs e outras representações da sociedade civil estão desenvolvendo o Projeto Guarapiranga Sustentável. O objetivo é promover o desenvolvimento da agroecologia nos municípios da bacia da Guarapiranga.

Uma das estratégias para estimular a adoção de boas práticas agrícolas pelos agricultores é a criação de um protocolo a ser seguido. Esse é o primeiro passo para a transição do modelo atual para sistemas mais sustentáveis. O Manual de Boas Práticas, a extensão rural agroecológica, a Rede de Agroecologia, a premiação de propriedades-modelo, a criação de Centro de Referência em Agroecologia e o acesso a mercados especializados são outras estratégias do Projeto. As ações irão abranger sete municípios (São Paulo, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Cotia e Juquitiba), uma área de 64 mil hectares e mais de mil agricultores, incluindo aqueles em áreas urbanas.

O município de São Paulo, que possui uma das maiores áreas agrícolas na Bacia da Guarapiranga, será o pioneiro na implantação do Protocolo de Boas Práticas. Esta ação de São Paulo será fundamental para que este mecanismo possa posteriormente ser adotado pelos outros municípios da Bacia. A Comissão Técnica, instituída pela Prefeitura de São Paulo – Supervisão Geral de Abastecimento/ABAST, é a responsável pela elaboração do Protocolo de Boas Práticas.

Da Secretaria do Meio Ambiente