Projeto elaborado pelo Centro de Esporte do Ipiranga forma quase 130 estudantes

Espaço oferece à população local atividades gratuitas de lazer, cultura, profissionalização, convivência e esporte

ter, 05/01/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Cento e vinte e oito jovens receberam em dezembro certificados de formação pelo Programa de Educação para o Trabalho (PET) ministrado no Centro de Esporte, Cultura e Lazer, no Parque Estadual Fontes do Ipiranga (Pefi). Mais do que adquirir competências básicas do mundo corporativo, os estudantes, com idade entre 15 e 21 anos, conquistaram autoconfiança para iniciar a vida profissional. O programa atende aos moradores das proximidades do Centro de Esporte, localizado no início da Rodovia dos Imigrantes, região com baixa renda per capita, baixo grau de instrução, altos índices de criminalidade e alta densidade demográfica (aproximadamente 750 mil habitantes).

Durante um semestre, os jovens tiveram aulas de informática, saúde e qualidade de vida, marketing pessoal, comunicação, atitude empreendedora, transações comerciais, atendimento ao cliente e técnicas de venda. Na etapa final do curso, tiveram o primeiro contato com o ambiente corporativo, por meio de estágio monitorado de dez dias em diferentes empresas.

Esta é a nona turma de formandos do PET, resultado de parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), o Senac e a Coca-Cola/Femsa. A cada semestre, 150 novas vagas são abertas. Os participantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social são inseridos também no Programa Ação Jovem, que repassa R$ 60,00 ao mês aos estudantes, desde que apresentem frequência escolar mínima de 85% e sejam aprovados no período. Ao final de cada curso, os cinco melhores alunos são contratados para estagiar na Coca-Cola/Femsa por seis meses, período que pode ser renovado por mais seis meses.

Inclusão social 

O PET é apenas uma entre as diversas atividades desenvolvidas no Centro de Esporte do Pefi, espaço administrado pela Seads, onde governo do Estado e organizações sociais se unem para proporcionar à população local cultura, lazer, profissionalização, convivência, esporte e, principalmente, cidadania.

Por meio de parcerias com secretarias estaduais (Gestão Pública, Desenvolvimento, Justiça e Defesa da Cidadania, Cultura e Educação) e organizações (Associação Evangélica Beneficente; Associação de Assistência à Criança Santamarense – Mamãe, Coca-Cola/Senac e Ballet Stagium), o espaço oferece atividades variadas, desde aulas de música, dança, esportes e artesanato até cursos profissionalizantes de cabeleireiro, manicure, panificação, entre outros, bem como serviços de emissão de documentos, orientação jurídica, mediação de conflitos e acesso à internet.

Todas as atividades são gratuitas, e os projetos acolhem pessoas a partir de três anos até a terceira idade. “Nossa missão é fazer a inclusão social dos nossos frequentadores e, sobretudo, evitar que as crianças e adolescentes do entorno caiam na marginalidade”, declara a gestora do Centro de Esporte, Cleide Alonso dos Santos.

O espaço tem duas quadras de tênis, uma piscina semiolímpica, ginásio coberto, quatro quadras poliesportivas, um campo de futebol e uma trilha para caminhada. A pista de skate do Centro de Esporte, espaço preferido das crianças e jovens que frequentam o local, é referência no Estado, considerada pelos praticantes como uma das melhores, recebendo campeonatos externos com regularidade. 

Serviço
Centro de Esporte, Cultura e Lazer – Pefi
Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – Jabaquara – São Paulo
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Informações: Central de Atendimento da Seads – telefone: (11) 2763-8040

Da Agência Imprensa Oficial