Projeto de Karatê vai para a Fundação Casa de Franca

Atualmente, são atendidos 147 adolescentes de sete unidades

qua, 01/10/2008 - 19h18 | Do Portal do Governo

O Projeto Karatê na Casa desenvolvido em várias unidades da Fundação Casa da região de Ribeirão Preto, agora vai atender os jovens da unidade Dom Helder Câmara, da cidade de Franca. O projeto tem como objetivo o aperfeiçoamento do caráter de seus praticantes, disciplinado o corpo e a mente através dos treinamentos.

A aula inaugural aconteceu nesta terça-feira (30 de setembro). Inicialmente, serão atendidos 16 adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Casa de Franca. O Projeto Karatê na Casa, pioneiro no Brasil, funciona desde de fevereiro de 2007.

Atualmente, são atendidos 147 adolescentes de sete unidades. O projeto também acompanha 9 ex-internos, que representam a Fundação Casa em campeonatos. As unidades atendidas são as de Ribeirão Preto, Rio Pardo, Araraquara, Sertãozinho, Taquaritinga e Piracicaba.

Desde o início, o Projeto Karatê na Casa já acumulou os títulos de campeão Paulista de Karatê Interestilos, vice-campeão Brasileiro de Karatê Interestilos, campeão do Zonal Sul Sudeste de karatê Interestilos, terceiro lugar no Campeonato Internacional Panamericano, e diversos outros títulos regionais.

Os jovens também conseguiram acumular um total de 66 medalhas (dez de ouro, dezessete de prata e trinta e trinta e nove de bronze) em 17 campeonatos – 13 estaduais, três nacionais e um internacional.

Além destas conquistas, dois adolescentes da unidade Ribeirão Preto conseguiram índice para fazer parte da Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Karatê de 2008, que será disputado na cidade de Jesolo, na Itália.

“Desde o início das aulas nas unidades de Ribeirão Preto, a minha preocupação é a de transformar estes jovens, por meio da filosofia do Karatê, em cidadãos do bem”, destaca Eduardo Michelin, idealizador do projeto. “Todos os atletas participam de torneios. Desta forma, os jovens serão reinseridos a sociedade, colocando-os em torneios com outros jovens que nunca cometeram crime”.

Bicampeonato paulista

No próximo dia 11 de outubro, a equipe do Projeto Karatê na Casa vai tentar buscar o bicampeonato paulista de Karatê Interestilos. A competição acontecerá na cidade de Itapecerica da Serra.

Da Fundação Casa

(M.C.)