Projeto de geração de renda dá oportunidade à população carente

Governo repassará R$ 15 mil para que municípios desenvolvam projetos sociais

ter, 02/02/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Dezesseis municípios serão beneficiados com o Projeto de Geração de Renda do Governo do Estado. A assinatura de convênio foi realizada na quinta-feira, 28, na sede do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp). De acordo com o Decreto Estadual no 54.996, publicado em 7 de novembro de 2009, o Fussesp está autorizado a representar o Estado na celebração de convênios com municípios do Estado de São Paulo, por meio de seus Fundos Sociais de Solidariedade, visando à transferência de recursos financeiros, a título de auxílio para o desenvolvimento de projetos sociais direcionados à geração de renda. 

O repasse para cada município será de R$ 15 mil para aquisição de materiais permanentes e implantação de projetos com o objetivo de melhorar e estipular a geração de renda para a população carente. Em contrapartida, as prefeituras deverão oferecer o local para realização de cursos ou oficinas, material de consumo e recursos humanos para viabilizar a iniciativa.

Os municípios beneficiados são Araçariguama, Colômbia, Coronel Macedo, Fartura, Igaratá, Manduri, Mogi das Cruzes, Orindiúva, Pompeia, Pratânia, Santa Branca, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São Sebastião da Grama, Sarutaiá e Sebastianópolis do Sul.

Projetos 

O prefeito da cidade de Santa Branca, Odair Leal da Rocha Júnior, afirma que o projeto é importante para sua a cidade de 14,5 mil habitantes. A economia é voltada quase que exclusivamente para o plantio de eucaliptos. O município, a 100 quilômetros da Capital de São Paulo, “tem somente quatro microempresas (que comportam apenas 50 funcionários) e uma fábrica de condutores elétricos com cerca de 600 empregados”, informa Odair. Ele salienta que estão sendo analisados os melhores projetos de acordo com a realidade da região.

A presidente do Fundo de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bentaioli, explica que o projeto na região será itinerante. “Vamos levar as ações sociais para todos os bairros para que as pessoas se sintam úteis e motivadas”. Na cidade, 220 associações ou entidades são atendidas pela ação por meio do Fundo Social do município.

Situado a 370 quilômetros da capital paulista, Coronel Macedo (com população de 5,4 mil pessoas) tem a sua economia baseada na agricultura e pecuária. “Pretendemos investir no setor têxtil e abrir pequenas confecções”, antecipa o prefeito José Carlos Tonon.

O prefeito de Sarutaiá, Isnar Freschi Soares, diz que o projeto “veio em boa hora”. Distante 350 quilômetros da Capital, a cidade tem apenas 4,5 mil habitantes que vivem da agricultura. “A maioria é bóia-fria. Em épocas de entressafra, essas pessoas passam por dificuldades. O nosso maior problema é a falta de emprego”. Soares explica que, com as chuvas, a situação do município se agravou.  Sarutaiá participa do projeto Município Verde e está classificado em 47º lugar. “Realizamos reciclagem na cidade e com o dinheiro vamos comprar uma prensa. Ganham os catadores e o meio ambiente”, comemora.

Da Agência Imprensa Oficial