Projeto de estação da CPTM vai para acervo de museu francês

Estação Santo Amaro se destaca pela transparência e uso da luz natural

qui, 31/12/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O projeto arquitetônico da Estação Santo Amaro (antiga Estação Largo 13) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi escolhido para integrar o acervo permanente do Museu de Arte Moderna do Centro Pompidou, em Paris, França. Desenhada por João Walter Toscano, um dos pioneiros do uso do aço na construção civil no Brasil, a estação foi inaugurada em 1986 e se destaca pela transparência e pelo uso de luz natural, numa reinterpretação de elementos tradicionais da ferrovia, como a torre do relógio que remete a estações do século XIX. “A estação de trem sempre é um edifício importante na cidade, e como tal seu projeto deve deixar sua marca no entorno de onde está instalada”, diz Toscano.

A Estação Santo Amaro pertence à Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) e registra o embarque diário de cerca de 2,8 mil pessoas pela CPTM. Foi inaugurada pela antiga FEPASA, e incorporada ao patrimônio da CPTM quando a companhia foi criada. Possui integração à Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás do Metrô, que registra o movimento diário de 43 mil usuários, entre entradas e transferências.

“A arquitetura brasileira tem muita ênfase no uso do concreto e a escolha do aço foi um desafio. Essa estação abriu perspectivas para o uso do aço”, diz o arquiteto. Os croquis e desenhos do projeto da obra serão enviados para compor o acervo do Museu e integrar exposições.

“A escolha do projeto para o acervo do museu francês é um orgulho para São Paulo e para a CPTM. Um país com larga tradição cultural e artística como a França reconhecer a arquitetura dessa estação estimula o investimento na qualidade de projetos de novas estações e contribui para visibilidade internacional da rede da CPTM”, afirma o gerente de projetos da CPTM, Ayrton Camargo.

A integração das estações ao seu entorno é uma das diretrizes dos projetos arquitetônicos e urbanísticos da CPTM. A companhia está em pleno processo de reconstrução e modernização de suas estações, dentro do Plano de Expansão, conjunto de investimentos de R$ 21 bilhões nas redes do Metrô e da CPTM.

“Uma estação acessível, funcional, bem-dimensionada e segura irradia qualidade urbana e arquitetônica na sua vizinhança”, afirma Camargo, citando como exemplos as estações USP-Leste e Jardim Helena-Vila Mara, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), inauguradas em 2008.

Da CPTM