Projeto de Biodiesel chega a Sorocaba

O encontro está marcado para às 14h00 na Câmara municipal de Capão Bonito

qua, 23/05/2007 - 12h32 | Do Portal do Governo

Amanhã será a vez da região de Sorocaba receber o projeto de produção de biodiesel para o estado de São Paulo, lançado há 1 mês em Presidente Prudente pela Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de São Paulo), Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e Brasil Ecodiesel .

O encontro está marcado para às 14h00 na Câmara municipal de Capão Bonito, devendo reunir Prefeitos e lideranças agrícolas de toda a região.

O objetivo é dar toda infraestrutura aos agricultores familiares que desejam entrar no programa nacional do biodiesel, oferecendo assistência técnica, extensão rural, estudo do solo, distribuição de sementes de mamona e girassol, garantindo a compra de toda a produção pela Brasil Ecodiesel, empresa que se associou a Fetaesp neste grande projeto de inclusão da agricultura familiar.

O lançamento deste programa em Presidente Prudente reuniu 400 llideranças rurais da alta paulista e pontal do paranapanema e o projeto já está na fase de cadastramento das famílias rurais interessadas em produzir mamona e girassol.

A expectativa é de iniciar a produção já no início do segundo semestre numa grande área de 5 mil hectares, beneficiando 200 famílias de agricultores familiares por município. O mesmo projeto será apresentado aos pequenos produtores da região de Sorocaba, podendo agregar também produtores de outras regiões . Em todo o estado a meta é atingir 30 mil hectares com girassol e mamona produzindo biodiesel até o início de 2008.

Outras informações podem ser obtidas na FETAESP, telefone (011) 3826-8900 ramal 146 , com Érica Pereira, coordenadora deste programa no estado de São Paulo.

A programação desta quarta-feira em Capão Bonito está assim definida:

14h00 – Composição da Mesa

14h15min – Sustentabilidade da Agricultura Famíliar com a diversificação

de culturas – Braz Agostinho Albertini – Presidente da FETAESP

14h30min – A Empresa Brasil Ecodiesel – Neilson Madureira – Brasil

Ecodiesel.

15h00min – Projeto para Produção de Biodiesel (Fornecimento de semente,

garantia de preço mínimo, assistência técnica, transporte e armazenamento da

produção) – Moises Oliveira – Brasil Ecodiesel.

16h00 – Debate e Questionamentos.

17h00 – Encerramento.

Data: 23 de maio de 2007.

Local: Câmara dos Vereadores – Avenida Capitão Calixto, 131 – Centro Capão

Bonito- SP

Horário: 14h00min