Projeto da USP produz conteúdo sobre higiene bucal de crianças com autismo

Cartilha pedagógica gratuita é voltada para profissionais e cuidadores, por meio de linguagem acessível e ilustrações

ter, 11/09/2018 - 20h33 | Do Portal do Governo

A iniciativa de um docente da Universidade de São Paulo (USP) pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas diagnosticadas com autismo. Principalmente para crianças, manter a boca aberta por muito tempo ou o mínimo contato da escova com os dentes podem ser tarefas complicadas, por terem uma percepção sensorial diferente. De acordo com especialistas, isso pode ocorrer não apenas em relação ao toque, mas aos sons, cheiros, alimentos e à visão.

Tais informações podem ser encontradas em uma cartilha pedagógica gratuita voltada para profissionais e cuidadores. Vale destacar que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurológica caracterizada por uma grande sensibilidade e dificuldades de socialização e comunicação. Quanto mais cedo o diagnóstico é feito, melhores as chances de desenvolvimento da pessoa.

Desse modo, o material foi pensado para auxiliar no cuidado de crianças, a partir de uma linguagem acessível e de ilustrações. O processo de adaptação a uma nova rotina e a implementação de novos hábitos são mais difíceis quando a pessoa com o transtorno está na fase adulta, tanto para ela mesma como para os cuidadores.

Inspiração

A produção das cartilhas foi financiada por um edital da USP de apoio a projetos de cultura e extensão universitária sobre direitos fundamentais e políticas públicas. A ação foi idealizada pelo docente Eder Cassola Molina, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Ele se inspirou no convívio com o filho Enzo, diagnosticado com o transtorno. Desde a primeira vez que o levou ao consultório, o professor percebeu as dificuldades que o menino enfrentava.

Dentista de Enzo, Adriana Gledys, uma das autoras da cartilha, é especialista na relação da odontologia com o autismo. “Existem crianças que precisam que os pais só orientem e há aquelas que não farão sem um apoio maior”, exemplifica.

Eder Molina conta que o manual aborda uma necessidade importante: explicar à criança, antes da escovação ou da consulta, o passo a passo dos procedimentos que serão feitos. A prática resulta em uma maior confiança e estimula a colaboração do paciente.

A iniciativa também produziu o informativo “Entendendo o Autismo”, que trata de forma leve os mitos e verdades sobre o tema. De acordo com a dentista, a abordagem é importante porque contrasta com as diversas informações incorretas disseminadas na mídia sobre o assunto. Pensado principalmente para quem não conhece essa condição neurológica, o material busca ajudar no combate a preconceitos e estereótipos.

Ampliação

É importante frisar que a elaboração do conteúdo das duas cartilhas contou com a participação de Adriana Moral e Estela Hosoe Shimabukuro, do Centro Lumi, instituição que trabalha no atendimento terapêutico educacional a pessoas com autismo.

A parceria entre o professor e a dentista deverá se ampliar, uma vez que ambos pretendem trabalhar na elaboração de um aplicativo para celular. Ainda em processo de construção e sem nome definido, a ferramenta, tema da tese de doutorado de Adriana Gledys, apresenta de forma interativa as tarefas principais a serem realizadas na ida ao dentista. “Como resultado, a aceitação das crianças às técnicas odontológicas é muito boa. O aplicativo apresentará o que é o dentista, a cadeira e o motor”, revela o docente.

Os interessados em adquirir as versões físicas do material podem entrar em contato com o professor Eder Molina pelo e-mail eder.molina@iag.usp.br.