Projeto da Unesp alia preservação do meio ambiente à geração de renda

Criada em 2016, iniciativa busca promover o empreendedorismo com foco em sustentabilidade econômica, social e ambiental

sex, 21/09/2018 - 14h58 | Do Portal do Governo

O campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolve uma iniciativa que busca ajudar o meio ambiente, fazer bem ao próximo e gerar renda para os cidadãos. Em 2016, alguns membros da Enactus Unesp Bauru, parte de uma organização que promove o empreendedorismo com foco em sustentabilidade econômica, social e ambiental, criaram o projeto Ubiraci, que está em aperfeiçoamento constante.

A ação usa pallets (estrado de madeira, metal ou plástico para movimentação de cargas) que seriam descartados na natureza para desenvolver móveis e objetos de decoração, feitos por homens atendidos na Comunidade Terapêutica Bom Pastor, destinada ao tratamento de ex-dependentes químicos.

Há quatro meses no centro de reabilitação, Tiago dos Santos, de 32 anos, já aprendeu as técnicas de um novo ofício a ser exercido assim que terminar o tratamento. “´É sempre um aprendizado. Já estamos fazendo caixotes, prateleira e sapateira. São coisas que eu não conhecia”, revela.

A iniciativa que oferece um destino novo à madeira que seria descartada é um projeto de extensão universitária da Enactus, presente em diversas instituições de ensino do Brasil. “A organização sempre tenta seguir os pilares da sustentabilidade. Tentamos sempre não agredir o meio ambiente, ser socialmente justo e economicamente viável”, explica Laura Fernandes, aluna do curso de Engenharia Civil da Unesp.

Processo

Com aulas duas vezes por semana, os participantes aprendem cada etapa do processo, como desmontar dos pallets, serrar e lixar a madeira e montar o novo móvel, além de pintar o produto.

As atividades desenvolvem a concentração e a autoestima dos praticantes. “Tenho o sentimento de saber que posso fazer alguma coisa interessante e de valor. Tinha uma vida desregrada lá fora. Esmoas fazendo algo para ajudar a comunidade e para nos auxiliarmos também”, avalia Márcio Barbosa, de 40 anos.

Integrante do projeto desde o início deste ano, o estudante de Engenharia Civil Eduardo Duarte destaca a importância da iniciativa. “Eu não tinha noção, pois era algum muito distante da nossa realidade. Pessoalmente, a participação no Ubiraci é muito boa para mim. Começamos a enxergar as pessoas com outros olhos”, afirma.

De acordo com a fundadora da Comunidade Terapêutica Bom Pastor, Celenita Coelho, a ação auxilia a transformar comportamentos. “Em primeiro lugar, os participantes aprendem uma atividade, que poderão aplicar na vida deles. Os cidadãos estão em processo de ressocialização com pessoas que trarão novidades e ideias. Isso é muito bom”, salienta.