Projeto Cidadania para Todos ensina a manipular plantas medicinais

Itesp participa de oficina que ensina a fazer sabonete de ervas naturais e pomada de própolis

sex, 16/11/2007 - 12h58 | Do Portal do Governo

O Itesp participa do Projeto Cidadania para Todos, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, oferecendo às comunidades a oficina que ensina a fazer sabonete de ervas naturais e pomada de própolis. Desde agosto, a oficina já foi feita nas cidades de Campinas, Francisco Morato e, dia 10 de novembro, em Itaquaquecetuba, na Escola Estadual Marcelo Tadeu O.C.C. Marques.

O projeto consiste em oferecer os serviços da Secretaria, de suas parcerias e dos órgãos vinculados à população mais carente, das periferias. Leva a essas populações informações relacionadas a direitos humanos e direitos constitucionais de cidadania, e também fortalece a participação comunitária e de entidades sociais na intervenção de projetos para o desenvolvimento da comunidade local, por meio de palestras e orientação.

Geralmente realizado de quinta a sábado, o projeto costuma dedicar os primeiros dois dias a palestras de capacitação de lideranças comunitárias, de orientação social e preenchimento de fichas para solicitação de documentos de identidade; atividades voltadas à prestação de serviços à comunidade ficam para o terceiro dia.

Farmácia no Quintal é a oficina do Itesp que ensina a manipular plantas medicinais em várias formas, para que seus princípios sejam eficazes e possam atingir o efeito terapêutico desejado, como chás, xarope com calda de açúcar ou de mel, garrafada, óleos, tinturas e pomada, entre outros.

A experiência, disseminada pelos seus técnicos Maria Stela Mie Iwama de Mello, Adalberto Lanziani e Odjalma Beltramello, da regional oeste, e Luciana Leão e Marta Maria Beserra, da sede, vem desde 1998, quando o Itesp passou a incentivar o cultivo de plantas medicinais com o objetivo de oferecer aos assentados uma alternativa aos medicamentos tradicionais comprados em farmácias. Além de contribuir na prevenção de doenças, o cultivo de plantas medicinais pode ser também uma forma de obtenção de renda, com a venda da produção.

A oficina de sabonete e pomada de ervas medicinais é super concorrida; até as crianças gostam. Em 2003, o projeto foi ampliado com o Programa de Formação e Capacitação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, desenvolvido pelo Itesp com recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Primeiro, foram entregues a alguns produtores assentados um kit de mudas de plantas medicinais, com cerca de 30 espécies de plantas diferentes. Estes assentados tinham de repassar mudas a outros agricultores interessados. Numa segunda etapa, as oficinas ensinaram aos assentados as técnicas de cultivo e identificação de cada espécie, com material didático compilado pela analista de desenvolvimento agrário Magali Aparecida dos Santos. Em todo o Estado foram doados 40 kits de mudas de plantas medicinais.

Da oficina de processamento de plantas medicinais oferecida no projeto Cidadania Para Todos constam dois tópicos rápidos do programa: a fabricação de sabonetes de ervas e de pomada de própolis, com a distribuição de uma apostila com receitas. Depois, a comunidade põe a mão na massa e prepara os produtos sob a orientação dos técnicos do Itesp.

Do Itesp

(L.F.)