Projeto Arte no Metrô recebe mais uma obra para seu acervo cultural

Escultura “Homenagem a Galileu Galilei II” será instalada, amanhã, na estação Vila Madalena, da Linha 2-Verde

qua, 08/08/2007 - 13h12 | Do Portal do Governo

O Metrô abriga atualmente 85 obras de arte permanente, distribuídas em 30 estações. A escultura “Homenagem a Galileu Galilei II”, do artista plástico Cleber Machado é a mais nova atração e será instalada na estação Vila Madalena, da Linha 2-Verde

O Metrô de São Paulo coloca à disposição do público mais uma obra de arte de seu acervo. A escultura “Homenagem a Galileu Galilei II”, do artista plástico Cleber Machado, será instalada na Estação Vila Madalena, na próxima quinta-feira (dia 9), às 11 horas.

O escultor Cleber Machado procurou criar uma peça que oferecesse ao público beleza e equilíbrio, a partir do aço, material utilizado para a realização do projeto. A escultura é formada por elipses, circulo e semí-círculos, que transmitem a sensação de movimento e leveza.

De forma lúdica, o artista utiliza as composições geométricas para explorar as diferentes possibilidades visuais, ora com a presença das formas e ora com a ausência delas. Assim, quando o público muda o ângulo de observação, cria novas formas.

O artista

Cleber Machado é gaúcho radicado em São Paulo. Dominou o ferro através do rigor das formas geométricas. Produziu delicados móbiles dos anos 60, as bem acabadas esculturas em vidro e madeira da década de 70 e os levíssimos objetos que explorou com rara elegância a transparência do vidro.

Projeto Arte no Metrô

Participam do projeto 59 artistas renomados, como Maria Bonomi, Alex Flemming, Tomie Otake, Mauro Gruber, Gontran Guanaes, Aldemir Martins entre outros.

São Paulo possui atualmente uma galeria de arte no subterrâneo da metrópole, com 20 painéis, 10 murais, 14 pinturas sobre tela, 3 instalações, 6 instalações/escultura, 2 instalações/poemas, 15 tratamentos cromáticos e 15 esculturas.

Quando a estação Sé foi inaugurada, há 29 anos, o Metrô resolveu transformar as demais estações em galerias de arte subterrâneas e aproximar o cidadão dessas manifestações culturais. O projeto “Arte no Metrô”, formalizado em 1988, passou a estabelecer critérios e organizar o acervo de obras de arte contemporâneas do Metrô de São Paulo.

A intensa procura fez com que o Metrô instituísse, em 1990, a Comissão Consultiva de Arte, formada por representantes da Pinacoteca do Estado, do MASP, do MAM, do IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil, da APBA – Associação Paulista de Belas Artes e por representantes das áreas de Marketing e Arquitetura da Companhia do Metropolitano de São Paulo. A função desta comissão é a de assegurar um processo de seleção criterioso para a escolha de projetos de arte contemporânea no Metrô.

SERVIÇO:

Dia: 9 de agosto de 2007

Horário: 11 horas

Local de encontro: Estação Vila Madalena do Metrô – Praça Américo Jacomino, 30

Da Assessoria de Imprensa do Metrô 

(J.H.)