Projeto apresenta tecnologias a alunas do Fundamental e Médio

Fatech Girls, iniciativa de jovens da Fatec São Paulo, mostra que mulheres podem se desenvolver no universo da informática

qua, 22/05/2019 - 16h58 | Do Portal do Governo

Alunas da Fatec São Paulo, da unidade do Bom Retiro, na capital paulista, desenvolvem atividades que buscam apresentar o universo da programação de maneira simples e descomplicada para garotas dos ensinos Médio e Fundamental. A iniciativa é denominada Fatech Girls, conduzida por estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec).

Por meio de diversas ações, as jovens mostram que as mulheres também podem se desenvolver nas carreiras de Tecnologia da Informação. Vale destacar que o projeto é parceiro do Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que tem como objetivo incentivar meninas que ainda não tiveram contato com a área a levar em consideração a carreira nesse meio, predominantemente masculino.

Atividades

Isso ocorre com a realização de oficinas e palestras a respeito de diversos temas, como, por exemplo, dicas para hackathon (competição de programação voltada desenvolvimento de softwares, aplicações ou soluções) e computação desplugada, entre outros.

Também são realizadas visitar a escolas públicas de ensino Fundamental, Médio e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), de modo a promover os debates sobre a atuação da mulher que decide seguir carreira em áreas da tecnologia. Os interessados em conhecer mais a iniciativa podem consultar as informações no site do projeto ou pela página da ação no Facebook.