Projeto adotado pela PM de Marília é referência em ação social

Projeto, de iniciativa pessoal, surgiu há sete anos e foi adotado pela 3ª Companhia da Polícia Militar

ter, 28/08/2007 - 10h03 | Do Portal do Governo

A interação entre o trabalho social e a Polícia Militar tornou-se referência no município de Marília, distante 444 quilômetros da capital, a partir de iniciativa do soldado Reginaldo dos Santos Batista. O projeto Andanças, adotado pela 3a Companhia da PM, é realizado há sete anos e levou mais de 70 oficiais voluntários aos encontros, que ocorrem em datas especiais, como a Páscoa, Dia das Mães e Natal.

Partindo das atividades em seu bairro, no Dia das Crianças, o soldado conseguiu vários adeptos. Reginaldo define seu trabalho como uma busca de valorização da vida e da auto-estima, seja para crianças, adultos, idosos ou pessoas marginalizadas. “Sou policial há 20 anos e minha ação social não poderia deixar de ser a de um agente integrado à comunidade”, afirma.

No ano 2000 teve início a atividade: “Reuni amigos e a família, mas queria fazer algo dentro da polícia. Conversei com o sargento e iniciamos os encontros”, diz o soldado.

Nos primeiros anos, a festa reunia cerca de 2 mil pessoas, com mais de 600 crianças. Com o sucesso, o projeto passou a ser realizado não só no feriado do mês de outubro, mas em todas as datas especiais do ano. Atualmente, há oito edições anuais em bairros de Marília e na cidade de Pompéia, que faz parte da 3a Companhia. “O nome Andanças se explica porque ele não fica parado, não tem lugar fixo. Nós vamos até as pessoas ou as levamos para determinados lugares”, comenta Reginaldo.

Dinâmica – Segundo o tenente Alexandre Espínola Cardoso Ledo, comandante interino da unidade, os oficiais da companhia tornaram-se voluntários da ação social. Além das equipes da PM, muitas pessoas que estiveram em contato com a organização do projeto e foram atendidas por ele fazem parte hoje do time que coloca em prática o trabalho.

O Andanças mais recente foi realizado no Dia dos Pais. A Fundação Mariliense de Recuperação Social (Fumares) recebeu a psicóloga Patrícia Nunes, que apresentou dinâmica sobre trabalho em grupo, fortalecendo o projeto de recuperação social da casa. Reginaldo disse que essa reunião ocorreu em parceria com a Secretaria do Bem-Estar Social, atendendo andarilhos que estão envolvidos com álcool e sem apoio da família. Houve ainda a colaboração das paróquias Sagrado Coração e São Sebastião, do grupo de estudantes do Aniz Badra e dos policiais da companhia.

A banda da Polícia Militar sempre abre os eventos. Em algumas ocasiões há apresentação do canil e um momento reservado aos bombeiros, para dar orientações ao público. A conversa com um profissional de psicologia está também presente em todas as edições. Um grupo de teatro faz apresentações e a palestra final é coordenada por Reginaldo, junto com uma dinâmica que envolve a pauta eleita para a data.

“O Andanças tem ajudado as pessoas a ver a polícia de um modo diferente, e todo o trabalho tem grande importância para as pessoas que são atendidas”, diz o soldado Reginaldo dos Santos.

Vinícius Cardoso

Da Secretaria de Segurança Pública

(I.P.)