Programas Roda Viva e Vitrine da TV Cultura inserem legendas Closed Caption em suas transmissões

Legenda permitirá que deficientes auditivos tenham acesso à informação

dom, 12/08/2007 - 16h30 | Do Portal do Governo

No mês de mudanças na TV Cultura, mais uma novidade fará parte da programação da emissora. A partir de segunda-feira (13/8), às 22h40, o programa Roda Viva, apresentado por Paulo Markun, passará a exibir suas entrevistas e debates com o auxílio do Closed Caption, sistema de transmissão de legendas que permite aos deficientes auditivos acompanhar na íntegra o que está sendo veiculado.

O programa Vitrine também contará com o mecanismo a partir deste mês e, até o primeiro semestre de 2009, a emissora pretende implantar as legendas em todos os programas que permitirem a inserção.

Todo o trabalho de legendagem do Roda Viva e do Vitrine será feito pela Drei Marc Produções Ltda. – empresa especializada em tradução e legendas -, através de estenotipia informatizada (digitação em alta velocidade que registra integralmente o conteúdo ao vivo). Além dos diálogos, a legenda descreve todo som e ruído em cena: palmas, passos, música, risos, etc.

Segundo o diretor de engenharia da Fundação Padre Anchieta, José Chaves de Oliveira, a iniciativa da autodescrição fortalece ainda mais missão da emissora. “A utilização do Closed Caption na programação contribui diretamente com a inclusão social no país, pois permite aos deficientes auditivos o acesso à informação, à cultura e ao entretenimento. Também serve como uma importante ferramenta no auxílio a alfabetização, sobretudo de pessoas com dislexia ou com dificuldades cognitivas. Essas questões estão intimamente ligadas ao dever de uma TV pública”, define.

As legendas ocultas, como são chamadas, podem ser reproduzidas por todo televisor que possuir a função Closed Caption e o usuário deve acionar a função através de um menu ou teclas específicas, conforme o modelo do aparelho.

Da Assessoria de Imprensa da RTV Cultura 

(J.H.)