Programação da Primavera dos Museus termina vai até domingo

Entre as atividades estão oficinas, palestras, visitas temáticas e apresentações de música e dança

sex, 27/09/2013 - 18h31 | Do Portal do Governo

Para celebrar a 7ª Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus, as instituições museológicas da Secretaria da Cultura oferecem uma programação especial até este domingo, 29. O tema desta edição é “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira” e será abordado por cada um dos museus participantes a partir de suas especialidades.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Museu de Arte Sacra preparou uma visita orientada ao acervo de presépios de origens africana e afro-brasileira. Já no Museu Afro Brasil a exposições “Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão” apresenta as contribuições dos povos africanos para o conhecimento científico e tecnológico no Brasil.

Museu da Língua Portuguesa propõe uma reflexão sobre como a raiz afro-descendente contribuiu para a formação da identidade da Língua Portuguesa falada no Brasil. No dia 24 e no dia 29, acontece a visita temática “Diálogos África-Brasil”. Para participar das atividades é preciso se inscrever com 20 minutos de antecedência no pátio de acesso do museu. As oficinas tem limitação de 20 vagas.

Museu da Casa Brasileira oferece oficina de papietagem. A partir de uma visita ao acervo, o programa educativo estimulará a reflexão sobre a influência africana na cultura do país, nos objetos utilizados na casa e nos usos e costumes domésticos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo email agendamento@mcb.org.br.

Já o Memorial da Resistência realiza a palestra “Museus, memória e exclusão”, que debate a representação da cultura afro-brasileira nos museus do país. No mesmo dia, a Pinacoteca estará realizando, durante todo o dia, visitação temática e lúdica sobre a representação da criança em obras do acervo.

Na Casa Guilherme de Almeida, será oferecida a palestra “Balangandãs”, ministrada pelo museólogo Ivanei Silva. Serão oferecidas 20 vagas e é preciso inscrever-se pelo telefone (11) 3673-1883.

No sábado, 28, às 15h, no Catavento, o cineasta Túlio Schargel apresenta uma mescla de palestra e filme, com o tema “O Brasil da pré-história”, em que aborda aspectos da megafauna brasileira extinta há mais de 10 mil anos. Os presentes poderão conhecer, por exemplo, a extinta preguiça-gigante, além de fósseis da Chapada Diamantina.

Para finalizar, em Santos, no Museu do Café, a programação terá três atividades especiais: oficina de cartões postais, apresentação musical e intervenção de Coffee Art, na Cafeteria do Museu. Todas as atividades são gratuitas e não precisam de inscrições.

SERVIÇO
7ª Primavera dos Museus
Até 29 de setembro 
www.casaguilhermedealmeida.org.br
www.cataventocultural.org.br
www.memorialdaresistenciasp.org.br
www.museuafrobrasil.org.br
www.mcb.org.br
www.museulinguaportuguesa.org.br
www.museuartesacra.org.br
www.pinacoteca.org.br
www.museudocafe.com.br

Do Portal do Governo do Estado