Programação celebra 115 anos do nascimento de Candido Portinari

Em Brodowski, no interior paulista, Museu Casa de Portinari realiza diversas ações para homenagear o artista brasileiro

qua, 05/12/2018 - 12h08 | Do Portal do Governo

O Museu Casa de Portinari, ligado à Secretaria da Cultura do Estado e gerido pela ACAM Portinari, promove atividades da comemoração de 115 anos do nascimento de um dos maiores expoentes brasileiros nas artes plásticas (nascido em 30 de dezembro de 1903). Assim, a instituição celebra a vida e a obra de Candido Portinari com uma programação que valoriza a produção artística local e democratiza a cultura para a população.

O estudo e a preservação das obras do artista no imóvel em que residiu são pilares de atuação do museu, que recebe o artista, pesquisador e professor em artes plásticas e história Percival Tirapeli. O docente abordará a arte sacra nas pinturas de Portinari, em encontro nesta quarta-feira (5), às 19h, na instituição cultural, no centro da cidade de Brodowski, no interior paulista.

Vale destacar que o palestrante é mestre e doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na próxima quarta-feira (12), também às 19h, a equipe do museu, o restaurador Júlio Moraes e a pesquisadora do Instituto de Física da USP Márcia Rizutto se reúnem para uma conversa sobre o processo de restauro feito no passado, há quatro anos, mas também do futuro do acervo.

Criação

O projeto tem acompanhamento minucioso e pesquisas frequentes que auxiliam no entendimento da criação artística de Portinari, desde a composição das tintas até o modo de aplicação usado por ele, sempre em busca de novas perspectivas para a coleção e preservação.

Entre as ações comemorativas, será realizada a apresentação do quinteto de cordas da Sinfônica de Ribeirão Preto, no próximo domingo (9), às 20h, que marca o lançamento das atividades previstas para o mês, entre elas, a mostra “A Poesia de Portinari”, as intervenções artísticas e a campanha “ACAM Portinari: 10 anos na Gestão da Cultura Paulista”.

A exposição fica em cartaz até março de 2019 e propõe a comemoração dos 115 anos de Candido Portinari ao manter viva a memória do artista, estimulando as pessoas a conhecerem a sua poesia, levando-a para diferentes espaços públicos da cidade. Os materiais ficarão disponíveis para visitação ao ar livre na Praça Candido Portinari e Rua Floriano Peixoto até a Praça Martin Moreira, ambas no Centro, e na Praça da Rua Armando Santos, na Vila Nossa Senhora das Graças.

No dia 28 de dezembro, às 19h30, será realizado o tradicional Sarau Musical: Cantigas de Minha Terra que, neste ano, traz a temática “Festa do Interior”. A imagem do interior promissor, simples, pacato e cheio de vida, que comprovadamente inspirou as melhores obras de Candido Portinari, e que acompanha desde o início do século passado a expansão do segmento musical sertanejo no Brasil.

Convites

Já as intervenções artísticas serão apresentadas a partir de 30 de dezembro. O museu convidou os artistas plásticos locais Antônio Ailton Rufato, Edson Manuel Ribeiro, Ézio Marcola, Laudimar Piovani, Luciana Balbino Albiere, Rafael Mandú e Rita de Cássia Luciano para instalações em diversos espaços da cidade, valorizando a dimensão social da arte.

Os trabalhos estarão expostos no Terminal Rodoviário Primo Baggio, Praça de Alimentação Santo Beneti e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no centro de Brodowski, na unidade mista hospitalar Dr. Faustino de Castro, no Jardim São Manuel, na Escola CMEITI Prof. Marcus Orlando Arantes Carvalho, na Vila Nossa Senhora das Graças, e Escola de Tempo Integral José da Silva Passos, no João Luiz de Vicente.

SERVIÇO

Aniversário de 115 Anos de Candido Portinari

Palestra: Arte Sacra na Obra de Portinari
Data: 5 de dezembro de 2018 (quarta-feira)
Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)
Horário: 19h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Cerimônia dos Eventos Comemorativos com Apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Data: 9 de dezembro de 2018 (domingo)
Local: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP
Horário: 20h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Exposição: A Poesia de Portinari
Período: de 9 de dezembro de 2018 a 10 de março de 2019
Locais: Praça Candido Portinari (Centro), Rua Floriano Peixoto até a Praça Martin Moreira (Centro) e Praça da Rua Armando Santos (Vila Nossa Senhora das Graças)
Abertura: 9 de dezembro de 2018, às 20h
Horário: disponível para visitação ao ar livre, em local público
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Roda de Conversa: Por Dentro da Obra de Candido Portinari
Data: 12 de dezembro de 2018 (quarta-feira)
Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)
Horário: 19h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Sarau Musical: Cantigas de Minha Terra
Data: 28 de dezembro de 2018 (sexta-feira)
Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)
Horário: 19h30
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Intervenções Artísticas
Período: de 30 de dezembro de 2018 a 10 de março de 2019
Locais: Terminal Rodoviário Primo Baggio (Centro), Praça de Alimentação Santo Beneti (Centro), Caps Centro de Atenção Psicossocial (Centro), Unidade Mista Hospitalar Dr. Faustino de Castro (Jardim São Manuel), Escola CMEITI Prof. Marcus Orlando Arantes Carvalho (Vila Nossa Senhora das Graças) e Escola de Tempo Integral José da Silva Passos (João Luiz de Vicente)
Abertura: 30/12/2018, a partir das 09h00
Horário: disponível para visitação ao ar livre, em local público
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita