Programa Vale do Futuro mobiliza dirigentes estaduais durante encontro em Registro

Reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional buscou ampliar a participação dos agentes locais na iniciativa

sex, 07/02/2020 - 14h48 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Desenvolvimento Regional

Nesta quinta-feira (6), a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado promoveu uma reunião de apresentação do Programa Vale do Futuro, lançado no mês de outubro pelo Governo de São Paulo para a melhoria dos índices econômicos e sociais no Vale do Ribeira. O evento na cidade de Registro reuniu mais de 40 dirigentes estaduais, das mais diversas áreas.

O encontro foi realizado com o objetivo de mobilizar os gestores para a efetividade das políticas públicas em andamento na região. A interação dos atores locais é fundamental para o desenvolvimento do Vale do Futuro, já que os profissionais conhecem com profundidade as características e os principais gargalos da região.

O Vale do Futuro consiste em um programa completo e de governança integrada: Estado, prefeituras e sociedade civil trabalhando juntos com metas, monitoramento e avaliação de resultados.

Para transformar uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Estado em modelo de desenvolvimento regional baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental da Mata Atlântica, a iniciativa propõe parcerias com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população do Ribeira.

Conscientização ambiental

No evento desta quinta-feira (6), os participantes puderam dar sugestões e contribuir ativamente com o processo, a partir da coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Entre os diversos temas tratados na reunião estiveram a conscientização ambiental a longo prazo com crianças, formalização de convênios com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e regularização fundiária urbana e rural.

O grupo definiu pela realização de reuniões bimestrais. Os próximos encontros deverão contar com a participação de representantes de outras secretarias estaduais, de forma a proporcionar o aprofundamento de discussões a respeito de temas pré-definidos.