Programa USP Municípios leva inovação para a cidade de Ibitinga

Iniciativa da Universidade de São Paulo tem objetivo de promover desenvolvimento econômico regional, com geração de renda

qui, 05/09/2019 - 13h39 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (2), a Universidade de São Paulo (USP) promoveu atividades no município de Ibitinga, no interior do Estado, a cerca de 360 quilômetros da capital paulista. Na ocasião, a universidade e a prefeitura assinaram um termo de cooperação técnica para a implantação do Programa USP Municípios, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores.

“A essência do USP Municípios é promover o desenvolvimento econômico regional, com a geração de renda e de emprego”, salientou ao Jornal da USP o vice-reitor da universidade e coordenador-geral do programa, Antonio Carlos Hernandes.

“Este é um projeto abrangente e transversal, que passa por todas as áreas da instituição. Os munícipes têm de estar envolvidos para entender a lógica do programa, para que tenhamos mecanismos para desenvolver ações permanentes”, acrescentou.

“Um dos grandes desafios das instituições de ensino no século XXI é mostrar para a sociedade que ela é um meio, uma ferramenta de desenvolvimento. Nada melhor para demonstrar isso para todos do que a universidade atuar conjuntamente com os órgãos organizados da sociedade, nesse caso, o município de Ibitinga”, avaliou o reitor da universidade, Vahan Agopyan, ao Jornal da USP.

Vale destacar que o USP Municípios busca criar ambientes de inovação e pôr em prática projetos e ações que promovam o desenvolvimento de municípios e suas regiões, com a formação estratégica de qualificação profissional para os jovens e o fortalecimento das economias criativas.

O programa prevê o desenvolvimento de ações em seis áreas principais: geração de emprego e renda; atividades voltadas à educação e ao esporte; capacitação de gestores municipais; formação do cidadão; gestão de indicadores; e criação de ambientes de inovação.

Ações

Em Ibitinga, as atividades já começaram. No último domingo (1º), cerca de 30 alunos e docentes da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) promoveram, na praça Roque Ranieri, no centro da cidade, ações de integração esportiva, como caminhada, exercício funcional e dança.

Com cerca de 70 mil habitantes, a cidade tem no comércio sua principal atividade econômica e é conhecida como a “capital nacional do bordado”. Além disso, estudantes e professores do curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) fizeram uma “expedição” à cidade para reconhecer pontos com potencial turístico e fazer um levantamento dos recursos naturais e culturais de Ibitinga.

A proposta, a partir de agora, é desenvolver um plano diretor voltado para o incremento do turismo rural e religioso.

“Conseguimos trazer a USP para a nossa cidade. Ibitinga é bastante progressista e empreendedora. É uma estância turística e, com a universidade, nossa expectativa é que criemos mais renda, mais trabalho. Temos certeza de que a parceria vai dar certo e vamos tomar isso como uma missão, participando ativamente para que dê resultados”, disse a prefeita da cidade, Cristina Arantes, ao Jornal da USP.

“Essa é uma demonstração clara de que a USP sai de seus muros e chega aos municípios, com esse programa que incentiva a evolução cultural e econômica das cidades e, acima de tudo, no contato direto com os jovens que se preparam para entrar na vida acadêmica”, enfatizou o presidente da Associação Paulista de Municípios, Carlos Alberto Cruz Filho, ao Jornal da USP.

Mobilização

Na avaliação do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o USP Municípios é um projeto importante para território paulista. “A universidade avança contribuindo com os municípios. A mobilização da sociedade é importante para uma gestão municipal baseada em evidências, com planejamento e soluções a médio e longo prazo e com a excelência da USP. O Governo do Estado apoia esta iniciativa”, ressaltou.

Outra ação da universidade desenvolvida em Ibitinga que passou a fazer parte do USP Municípios foi a parceria da Prefeitura com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), por meio de um convênio firmado entre as duas instituições em junho de 2017.

Na cerimônia, foram apresentados o diagnóstico e as propostas implementadas pela equipe da FMRP para a melhoria da qualidade e dos investimentos nos serviços de atenção básica à saúde na cidade.

Eentre elas, está a utilização do aplicativo Prenacel, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade, que oferece informações às gestantes e seus parceiros sobre os períodos pré-natal e pós-parto por meio de mensagens curtas de texto (SMS) pelo celular.

Fortalecimento

Ibitinga é a segunda cidade a fazer parte do Programa USP Municípios. Em outubro do ano passado, a iniciativa foi lançada em Pirassununga, com o objetivo de fortalecer o turismo e possibilitar que as cidades daquela região sejam classificadas como Municípios de Interesse Turístico (MIT) e recebam recursos, por parte do Governo Paulista, para investimentos em infraestrutura turística.

Em novembro do ano passado, prefeitos, vice-prefeitos e secretários das prefeituras de Amparo, Atibaia, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Jaguariúna, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul e Pedreira participaram de uma palestra para a apresentação do projeto.