Programa turístico do Metrô já atraiu mais de 30 mil pessoas

Passeio, que existe há três anos, é oferecido aos finais de semana

ter, 14/07/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Turismetrô, passeio turístico do Metrô de São Paulo, completou três anos de operação em 2009 e já contabiliza mais de 30 mil visitantes. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo. Ao todo, seis roteiros são oferecidos aos sábados e domingos.

Durante o trajeto, que tem duração de três horas, o turista pode apreciar desde a arquitetura gótica da Catedral da Sé até a modernidade dos edifícios dos Jardins, os casarões da Paulista, o futurismo do Memorial da América Latina e a correria da Estação da Luz. Também fazem parte do passeio o silêncio da Igreja de São Bento, o concreto do Viaduto do Chá e o verde da Praça da Luz e do Trianon.

Um guia muito bem instruído sobre as atrações culturais da capital acompanha o passeio, que ainda conta com alguns atores contratados que entram em cena no meio do percurso. Um deles é um gari, que começa a atuar em frente à Prefeitura de São Paulo.

A atração já ganhou importantes prêmios publicitários e algumas pesquisas realizadas com os turistas apontam 100% de aprovação do passeio. O público é formado, na maioria, por pessoas de outras localidades – 73,43% são visitantes e os demais, paulistanos. Os visitantes vêm de 15 Estados brasileiros e 37 países. São dois horários em cada sábado e domingo: o da manhã, às 9h, e o da tarde, às 14h. Todos os roteiros saem da Estação Sé, onde está o marco zero da cidade.

Do Diário Oficial