Programa Prospera no Vale do Ribeira tem inscrições abertas até 28 de fevereiro

Iniciativa, parte do programa Vale do Futuro, prevê incentivo de até R$ 5 mil a adolescentes matriculados na rede estadual

sáb, 15/02/2020 - 16h46 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Desenvolvimento Social

Permanecem abertas até 28 de fevereiro as inscrições para o programa Prospera, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado que tem o objetivo de promover a mobilidade social de adolescentes no Vale do Ribeira e suas famílias.

O programa Prospera integra as ações do Vale do Futuro, uma iniciativa completa e de governança integrada para os 22 municípios da região: Estado, prefeituras e sociedade civil trabalhando juntos, com metas, monitoramento e avaliação de resultados.

Pelo Prospera, jovens matriculados entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio receberão um incentivo de até R$ 5 mil, que será vinculado à progressão escolar e à participação do jovem em todas as atividades propostas pela iniciativa.

“Construímos o futuro no presente, com as escolhas que fazemos”, avalia a secretária-executiva de Desenvolvimento Social do Estado, Nayra Karam. Está apto a participar o aluno quem tem um ganho/renda de até meio salário mínimo por pessoa, por mês, na família.

Pilares

A ação inovadora do Governo de São Paulo apoia a realização dos sonhos de 4 mil jovens da rede pública estadual para conquistar um futuro promissor. O Prospera dará ao adolescente uma oportunidade para investir em projetos profissionais com base na sua história de vida de maneira:

– Apoiada, com o acompanhamento de um tutor que irá orientá-lo a desenvolver suas capacidades profissionais, competências técnicas e habilidades sócio emocionais, por meio da elaboração de um Projeto de Vida;

– Estimulada, através da transferência de recursos financeiros para poupança, a cada aprovação entre anos letivos, ao longo do período do programa, visando à posterior utilização dos recursos para realizar seu Projeto de Vida;

– Formadora, com a oferta de capacitação técnica, educação financeira, empreendedorismo, tecnologia e vouchers para cursos alinhados às suas projeções para o futuro;

– Interativa, por meio do uso da tecnologia para engajamento e adesão à iniciativa, incentivando o protagonismo jovem.

Proteção social

Haverá também ações de proteção social para atrair os jovens que estão fora da escola, de modo a proporcionar a garantia de direitos e acesso às oportunidades. Trata-se de uma ação permeada pela autonomia, desenvolvimento pessoal e profissional e incentivo para que o jovem seja um vetor de mudança e um agente ativo ao desenvolvimento pessoal, familiar e comunitário na região.

Vale do Futuro

Para transformar uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Estado em modelo de desenvolvimento baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental da Mata Atlântica, o Governo de São Paulo lançou o Vale do Futuro, que, entre outras medidas, propõe parcerias com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população do Vale do Ribeira.