Câncer de mama: Programa Mulheres de Peito realiza mamografia de graça

Quatro carretas móveis percorrem as estradas do Estado facilitando o acesso aos exames preventivos contra o câncer de mama

ter, 27/02/2018 - 11h32 | Do Portal do Governo

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil. Só em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é que surjam cerca de 60 mil novos casos em todo o país.

Diante da situação, o Estado de São Paulo criou o programa “Mulheres de Peito” com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre os riscos da doença, assim como facilitar o acesso aos exames preventivos.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo incentiva as mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos de idade a realizarem mamografias, de forma gratuita e sem necessidade de pedido médico, a cada dois anos na rede pública. Isso facilita a detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a paciente não apresenta nenhum sintoma.

“O objetivo é ampliar e facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia e, consequentemente, agilizar o diagnóstico e o tratamento para a doença, que possui grandes chances de cura se for descoberta e tratada precocemente”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Para dar suporte ao programa, quatro carretas percorrem as estradas de todo Estado levando toda a estrutura necessária para a realização dos exames preventivos. As unidades móveis contam uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos, além de um médico ultrassonografista.

“O grande diferencial das carretas é o acolhimento. Nossos profissionais procuram constantemente orientar as pacientes sobre a importância do exame, porque muitas delas têm medo do resultado. Além disso, é um procedimento realizado fora do hospital. O ambiente é outro”, comenta a gerente de operação das carretas, Andréa Almeida de Lima.

As unidades geralmente são instaladas em lugares estratégicos dos municípios e têm capacidade de atender até 50 mulheres por dia. As imagens captadas com os exames são encaminhadas ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), e o resultado sai em até 48h. As carretas fazem atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.

Uma das carretas se encontra no município de Porto Ferreira, na região de Araraquara, desde 20 de fevereiro. “O programa contribui muito com saúde preventiva e a realização das mamografias colabora de forma efetiva com a qualidade de vida de nossas mulheres”, comentou o prefeito Rômulo Rippa ao receber a carreta na cidade.

E não só o município de Porto Ferreira será beneficiado com a localização da carreta. As mulheres das cidades vizinhas, como ocorre em outras paradas da carreta, também podem aproveitar o serviço.

“A região tem como referência a Santa Casa de São Carlos para a realização desses exames. Com a carreta em Porto Ferreira, os municípios mais próximos, como Santa Rita do Passa Quatro e Descalvado, também terão o acesso facilitado aos exames”, comenta o diretor do Departamento Regional de Saúde de Araraquara, Antônio de Oliveira.

O veículo permanece no município até o dia 10 de março, na Praça Ana Maria Libertucci Salzano, em frente ao Terminal Rodoviário da cidade.

O “Mulheres de Peito” já realizou mais de 150,1 mil mamografias, e cerca de 2 mil mulheres já foram encaminhadas para tratamento oncológico em unidades estaduais. As carretas já percorram cerca de 200 localidades em todo o Estado.

0800

Além das unidade móveis, o programa oferece um serviço complementar de rastreamento do câncer. Mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem agendar os exames em um dos 300 serviços com mamógrafos espalhados por todo Estado, por meio do telefone 0800 779 0000.

O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para este agendamento é importante que a paciente tenha em mãos o número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

Caso seja detectado alguma alteração nos exames realizados nas carretas ou nos serviços agendados por telefone, a paciente será encaminhada para acompanhamento e tratamento em unidades da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais perto de sua residência.