Programa “Física nas Férias”, da Unicamp, recebe inscrições até 4 de junho

Serão selecionados sessenta alunos para uma semana de estudos em julho

seg, 21/05/2007 - 9h05 | Do Portal do Governo

A quinta edição do Programa Física nas Férias, evento destinado a alunos do ensino médio, tem inscrições abertas até o dia 4 de junho. Os alunos selecionados passarão uma semana das férias de julho participando de aulas e experimentos de óptica moderna no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp (IFGW), no campus de Campinas.

Sessenta estudantes serão divididos em grupos para estudarem, utilizando metodologia científica, um dos problemas propostos: Como medir a velocidade da luz?, Espectroscopia de átomos e moléculas, A existência do éter, O caráter corpuscular da luz, e Física dos plasmas. Conceitos fundamentais de física moderna que foram de grande importância científica no desenvolvimento da física e introdução à análise e ao tratamento de dados serão temas comuns para todos os grupos.

“Os alunos saem do programa motivados a aprenderem mais porque os temas desenvolvidos são interessantes e não fazem parte da grade curricular do ensino médio, desmistificando a ‘chatice’ da Física”, destaca Leonardo Miquelutti, coordenador-geral do evento. Para complementar, serão realizadas visitas guiadas ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), a vários laboratórios de física da Unicamp. “Apresentamos para os alunos o dia-a-dia dos pesquisadores e a motivação para a realização dos experimentos nos temas propostos vem naturalmente”, explica Miquelutti.

Neste ano o programa contará também com uma tarde de desafios na “Oficina Desafio” da Unicamp. No ano passado mais de 250 estudantes se inscreveram no programa e 11 participantes são alunos da Unicamp hoje. O Capítulo de Estudantes da Sociedade Americana de Óptica (OSA)- na Unicamp realiza o evento com apoio do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof), da Comissão Permanente de Vestibulares (Comvest), do IFGW e da Unicamp. Mais informações pelo site do evento ou pelo telefone 19-3521-5435.

Eliane Valente

Da Unicamp

(I.P.)