Programa estimula consciência ecológica dos estudantes

Estudantes de 415 cidades paulistas já participam das atividades do Criança Ecológica

qua, 24/02/2010 - 14h32 | Do Portal do Governo

O Criança Ecológica, programa de educação ambiental destinado aos alunos da quarta série ou quinto ano do Ensino Fundamental, estimula a consciência ecológica dos estudantes. Alunos de 415 cidades paulistas já participam das atividades do programa. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, o objetivo é preparar uma nova geração que se preocupe com assuntos e ações ligados ao meio ambiente. “Nós formulamos um conjunto de ferramentas pedagógicas capazes de sensibilizar as crianças para aquela que é a grande tarefa da humanidade: vencer o desafio ambiental, não só do aquecimento global mas da poluição como um todo”, afirma.

Lançado em março de 2009, o programa atendeu, no ano passado, cerca de 20 mil alunos, de mais de 600 escolas do todo o Estado, que visitaram um dos 21 espaços do projeto. 

O Criança Ecológica utiliza uma linguagem voltada para crianças com atividades pedagógicas que envolvem música, apresentações de teatro e excursões. Outra ferramenta importante é o livro “Criança ecológica – Sou dessa turma” onde os personagens do bem lutam para proteger a natureza. Na avaliação do secretário, os principais resultados do projeto serão colhidos no futuro. “Eu tenho um convencimento e, como professor que sou também, que nós temos que investir em educação para construir uma nova sociedade. Vai demorar talvez dez, 15 ou 20 anos, mas somente quando as novas gerações estiverem constituídas com suas famílias e em novos conceitos, diferentes daqueles quando nós éramos meninos e que ninguém falava em ecologia. Aí sim o mundo vai mudar.

Para obter mais informações sobre o programa, acesse o site http://www.criancaecologica.sp.gov.br/

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo