Programa estadual Via Rápida capacita mais 113 profissionais em SP

Com lançamento no ano de 2011, iniciativa já atendeu mais de 240 mil cidadãos em 645 municípios no território paulista

seg, 28/05/2018 - 16h07 | Do Portal do Governo

Os programas estaduais Via Rápida Emprego e Via Rápido Expresso promoveram, na última quinta-feira (24), a formatura de 113 alunos que participaram das iniciativas. Os estudantes receberam certificados dos módulos “Hospitalidade”, “Confecção Industrial” e “Imagem Pessoal”, do Via Rápida Emprego, e do curso de pintor, do Via Rápida Expresso.

O conteúdo tem carga total de 100 horas e capacita os alunos para exercer as atividades e habilidades variadas de cada profissão. A solenidade foi realizada no Bloco Cultural de Cubatão, no centro da cidade paulista.

No módulo ‘’Hospitalidade”, foram oferecidos os cursos de garçom, camareiro e bartender. Os cursos de corte e costura integram o módulo “Confecção”, enquanto o módulo “Imagem Pessoal” tem como destaque os cursos de maquiagem, manicure e pedicure e assistente de cabeleireiro.

Capacitação

O Via Rápida é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), lançado em julho de 2011.

Gratuitamente, o programa oferece capacitação profissional aos cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Em 2015, a iniciativa foi dividida nas seguintes modalidades: Via Rápida Emprego, Via Rápida Expresso e Via Rápida Econômico.

Vale destacar que as ações já atenderam mais de 240 mil pessoas em 645 municípios no território paulista. Os interessados podem obter mais informações pelo site do Via Rápida.