Programa Estadual de Qualificação Profissional forma 3 mil alunos

Mais de 15 mil pessoas fazem um curso do PEQ no momento e há mais de 4 mil vagas abertas

seg, 27/10/2008 - 11h31 | Do Portal do Governo

José Guimarães Felizardo, 29 anos, morador de Francisco Morato, foi demitido do emprego de atendente de lanchonete. Começou a fazer o curso de Excelência no Atendimento ao Cliente do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), do Governo do Estado de São Paulo, e por conta dos conhecimentos adquiridos reconquistou a vaga na mesma empresa em que trabalhava. Ele está entre os 2.894 alunos do Programa – coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) – que já se formaram na capital e interior do Estado.

Mais de 15 mil pessoas fazem um curso do PEQ no momento e há mais de quatro mil vagas abertas – uma oportunidade de o cidadão desempregado retornar à sala de aula e ampliar suas chances de conseguir trabalho.

“Foi por causa do curso e também pela minha experiência. Hoje dou até instruções a colegas de trabalho”, explica Felizardo sobre o retorno ao antigo emprego. Referindo-se às aulas de habilidades gerais, ele comenta: “Se você não souber matemática, não tem como vender”. Quando começou a fazer o curso do PEQ, mostrou a carteirinha do SENAC ao ex-patrão e disse: “Estou me aperfeiçoando na área e quero retornar ao trabalho”. O empregador contratou-o com cargo efetivo e carteira assinada.

Felizardo recebeu o certificado de conclusão dia 24 de outubro em cerimônia na unidade Osasco do SENAC – uma das instituições contratadas pela SERT para promover os cursos. Na ocasião também se formaram alunos dos cursos de Logística Integrada e de Jardinagem e Paisagismo do município de Itapecerica da Serra. Para Alan Oliveira, que representou a SERT na cerimônia de formatura, os ex-alunos vão se integrar ao mercado e também poderão atuar junto às suas comunidades. “O PEQ também revelou talentos ocultos e outras competências dos participantes”, disse.

“Agradecemos pelo incentivo dado pelo Governo de São Paulo e a todos aqueles que estão por trás do programa, que nos proporcionaram não só aprendizado profissional, mas em todos os sentidos de nossas vidas”, afirmou Janete de Sousa, que discursou em nome da turma do curso de Logística. 

Walter Otelac, que deu aulas de habilidades gerais e específicas para Janete e seus colegas, afirma que o PEQ é “uma iniciativa excelente e que a turma de Logística deixará saudade. “Havia progresso a cada dia, os alunos vinham ampliando o interesse e o conhecimento”.

“O curso foi maravilhoso, amplo, além do que imaginávamos. Ajudou a elevar nossa auto-estima”. Essa é a conclusão de Wandréia Casella, 28 anos, que já trabalhou como vendedora e faxineira e fez o curso de Logística. Ela está enviando currículos para empresas e diz que já foi chamada para entrevistas. “Tenho certeza de que minhas chances vão aumentar”.

Para Jane Maria da Silva, que falou em nome da turma de Jardinagem, “todo mundo deve ter oportunidade de aprender, seja jovem ou não”. Ela disse que os ex-colegas – antes de começarem o curso – pensavam que não conseguiriam mais trabalhar em nenhuma área, “mas esse curso fez a gente ver que nunca é tarde para aprender. Nunca deixem de sonhar. Sonho com esse curso há dez anos e tive oportunidade de fazê-lo”, concluiu.   

Já houve formaturas do SENAC em cidades como Araçatuba, Araraquara, Bauru, Botucatu, Guaratinguetá, Limeira, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Piracicaba, São Carlos, Carapicuíba, Embu e Jundiaí.

Qualificação e educação

O objetivo do PEQ é aumentar as chances de cidadãos desempregados na busca por trabalho, por meio de qualificação profissional e educação. A qualificação profissional é feita através de matérias de habilidades específicas (aulas teóricas e práticas sobre a ocupação) e o reforço na educação do aluno ocorre durante as aulas de habilidades gerais, com ensino de português e matemática, por exemplo.   

Os cursos do PEQ estão distribuídos de acordo com as demandas do mercado de trabalho de cada região do Estado. Entre 2008 e 2010 o programa vai beneficiar 180 mil pessoas em todo o território paulista. O material didático contém apostilas impressas e DVDs que são exibidos em sala de aula. 

O PEQ foi elaborado com base no Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional, estudo inédito realizado a partir de dados colhidos ao longo de 2007. Essa pesquisa apresenta as demandas de mão-de-obra e de capacitação profissional de cada região. Desta forma, os cursos oferecidos estão sintonizados com as reais necessidades do mercado de trabalho paulista. 

O programa oferece cursos em áreas como vendas, informática, construção civil, administração e atendimento. As aulas ocorrem em unidades do SENAC, SENAI e Centro Paula Souza.   

Os pré-requisitos para fazer um curso do PEQ são ter entre 20 e 59 anos e estar desempregado. O nível de escolaridade varia de acordo com o curso. Para inscrever-se, o candidato deve fazer cadastro em um dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), onde será necessário apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Em seguida o cidadão será encaminhado para realizar a matrícula na instituição de ensino. Os endereços dos postos estão no site www.emprego.sp.gov.br/pat. Nos municípios onde não há PAT o candidato deve ir diretamente até o local dos cursos. As vagas são limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de chegada do interessado.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho