Programa do Governo de SP mapeará estradas no interior do Estado

Principal ganho com implementação do Rotas Rurais será viabilização do acesso a serviços públicos básicos e fundamentais

qui, 02/05/2019 - 13h39 | Do Portal do Governo

Iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Programa Rotas Rurais foi apresentado oficialmente durante a Agrishow 2019 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, realizada nesta semana na cidade de Ribeirão Preto.

Vale destacar que a ação tem o objetivo de mapear as estradas paulistas, por meio de um software, via satélite, e disponibilizar, em um segundo momento, para a população da zona rural, a localização de sua propriedade.

O projeto ocorre em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Serviços

O principal ganho com a implementação do Rotas Rurais no Estado será a viabilização de acesso a serviços públicos básicos e fundamentais, como saúde e segurança. Além disso, ação facilitará a atuação de empresas privadas, cooperativas e associações de produtores, a logística e a distribuição de produtos agropecuários e a melhoria da infraestrutura do campo.

“Trata-se de um programa desenvolvido em conjunto com a parceria privada, de modo a digitalizar e mapear todas as estradas rurais. São cerca de 200 mil quilômetros que levam a produção para o centro de consumo. Além de mapear as estradas, a iniciativa dará cidadania e segurança para quem mora no campo”, ressaltou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Diniz Junqueira.

Base de dados

O território paulista tem cerca de 350 mil propriedades rurais ao longo dos 645 municípios. A meta do Governo do Estado é de que, em seis meses, já exista uma extensa base de dados para início da operação parcial do programa e que 300 municípios paulistas tenham informações completas sobre as estradas em 30 meses.

O plano inclui a distribuição de mapas para órgãos estaduais e o compartilhamento com a iniciativa privada, com o intuito de universalizar os aplicativos de rotas, como Waze, Google Maps e outros. Usando a lógica interativa, todos os envolvidos no projeto poderão compartilhar e colaborar com a inserção de localizações.