Programa Direção Segura alerta para índices altos de aplicação de teste

Famoso exame do ‘bafômetro’ já foi utilizado no Estado de SP mais de 100 mil vezes em apenas cinco anos da iniciativa

ter, 17/07/2018 - 17h54 | Do Portal do Governo

Já sabemos que bebida e direção, definitivamente, não combinam. Afinal, quem dirige embriagado coloca em risco não apenas a própria vida, mas também a dos passageiros no veículo e das pessoas à sua volta.

Por isso, quando o tema é álcool e volante, a tolerância é zero. A lei não permite nenhum nível de concentração de álcool por litro de sangue para dirigir. Uma vez que o álcool é ingerido, ele ficará presente no sangue, o que significa que utilizar de recursos como manter o estômago cheio, tomar banhos gelados ou tomar um café pode até diminuir a sensação de embriaguez, ao contrário do que muita gente pode imaginar, mas não elimina a substância.

Isso significa que qualquer quantidade de álcool ingerida diminui os reflexos, fazendo com que o condutor perca as condições para dirigir. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que o motorista flagrado conduzindo sob efeito de álcool, ou que se recusar a fazer o teste do bafômetro, será multado em R$ 2.934,70. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH por dois anos.

Segurança

Vale destacar que o Programa Direção Segura já aplicou mais de 100 mil testes de etilômetro (bafômetro) desde quando foi lançado, em 2013, até o primeiro semestre deste ano. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.

A ação integra as equipes do Detran.SP, das Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, agilizando as providências decorrentes de cada abordagem, no local e no momento da iniciativa.