Programa de intercâmbio nos EUA seleciona professores de inglês

Docentes da rede pública estadual podem efetuar inscrições até o dia 15 de março

qua, 23/02/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Professores de inglês da rede pública de ensino interessados em fortalecer a excelência na disciplina, conhecer mais a cultura norte-americana e trocar novas experiências com colegas e alunos já podem participar da seleção do programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP). O projeto é realizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e tem apoio da Secretaria de Estado da Educação.

O objetivo é reunir professores de inglês de todas as partes do mundo em um curso de cinco meses para fortalecer a experiência dos docentes na disciplina, oferecer práticas de metodologia do ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação, além de amplo conhecimento sobre o país.

Podem participar professores de inglês do Ensino Médio que atualmente estejam trabalhando em sala de aula, com bacharelado ou licenciatura no idioma e, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada. Os candidatos devem possuir fluência oral e escrita na língua inglesa e demonstrar o compromisso de continuar lecionando após a participação no programa. O Estado de São Paulo pode indicar até cinco candidatos para participar da seletiva nacional.

Inscrições

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário e enviá-lo à Secretaria da Educação, juntamente com todos os demais documentos solicitados. A documentação completa deve ser entregue até o dia 15 de março de 2011, por Sedex ou malote e também por email para ana.pereira@edunet.sp.gov.br. A lista dos selecionados será divulgada em setembro e estes professores embarcam em janeiro.

O curso será realizado entre janeiro e maio de 2012 e incluirá um estágio em uma escola americana de Ensino Médio.

A lista de documentos que deverá ser entregue na Secretaria da Educação até 15 de março é a seguinte:

– Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela escola do docente (formulário disponível aqui). 
– currículo resumido;
– carta de recomendação da Secretaria de Educação;
– fotografia colorida recente.

Da Secretaria da Educação