Programa da Faculdade de Medicina da USP recebe alunos estrangeiros

Iniciativa contou com a participação de estudantes de 24 universidades dos Estados Unidos, América Latina e Europa

seg, 13/08/2018 - 18h29 | Do Portal do Governo

Entre 16 e 27 de julho, a 4ª edição do programa “Winter Schools”, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), contou com a participação de 67 alunos, de 24 instituições de ensino dos Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Uruguai, Chile, Brasil e Europa.

A aluna Erika Pashai, da George Washington School of Medicine/Health Sciences, destacou a importância da iniciativa, que amplia o intercâmbio entre universitários. “Muitos dos casos que aprendi na faculdade não vejo normalmente, pois eles são mais endêmicos em países tropicais. Minha experiência foi superpositiva”, comemora.

Já Simon Van Cauwenbergh, da Catholic University of Leuven, da Bélgica, comparou a relação entre estudantes e docentes da faculdade que ele cursa Medicina como “mais distante”. “Os professores daqui são mais amigáveis e acessíveis. Defino a experiência do intercâmbio em duas palavras: diversidade e incrível”, afirma.

Visibilidade

Ao longo dos anos, a contribuição do “Winter Schools” para a FMUSP tem sido de abrir as portas da faculdade para jovens de diversos países e aumentar a visibilidade internacional. “Essa experiência multicultural é extremamente rica para os alunos e traz uma vida nova, gerando grande impacto no dia a dia da instituição”, avalia o coordenador do programa, Aluisio Augusto Cotrim Segurado.

“Como professora, o evento é uma experiência emocional, intelectual e muito importante. É algo marcante para mim, muito importante para o meu trabalho”, ressalta a docente Yolanda Maria Garcia, coordenadora do curso de Geriatria nas atividades do “Winter Schools”.