Programa Água Limpa chega a Cordeirópolis

Sistema terá capacidade para tratar o esgoto de 100% dos habitantes da cidade; 34 toneladas de carga orgânica deixarão de ser lançadas in natura no Ribeirão Tatu

sáb, 10/08/2013 - 14h35 | Do Portal do Governo

O município de Cordeirópolis vai receber o programa Água Limpa. O convênio assinado pelo governador Geraldo Alckmin neste sábado, 10, pretende construir 5.452 metros de coletores tronco, uma estação elevatória de esgotos, uma ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) e 38 metros emissários de esgotos tratados, com investimentos de R$ 18,7 milhões do Governo do Estado.

 Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“Pode ter certeza que vocês terão uma grande obra de saneamento e para o futuro da cidade, prevendo o desenvolvimento dos próximos 30 anos”, afirmou Alckmin. O sistema de esgotamento sanitário terá capacidade para tratar o esgoto de 100% dos habitantes da cidade, beneficiando cerca de 23.700 pessoas, o equivalente à população da cidade prevista para 2030.

LEIA TAMBÉM
Ipeúna vai receber o programa Água Limpa 

O governador lembrou que poucos municípios do Brasil são municípios saudáveis, ou seja, 300%: 100% do esgoto coletado, 100% do esgoto tratado e 100% de água tratada. “Isso é saúde porque tira esgoto de perto da casa das pessoas e recupera os rios. São Paulo será o primeiro Estado brasileiro a universalizar o saneamento”, destacou.

Por meio do Água Limpa em Cordeirópolis, aproximadamente 34 toneladas de carga orgânica deixarão de ser lançadas in natura no Ribeirão Tatu, proporcionando melhorias diretas à bacia hidrográfica do rio Piracicaba e à saúde da população. As obras serão realizadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

Mais sobre o Água Limpa

Criado em 2005, o programa é uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, e tem como objetivo implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp. 

Outros anúncios

Em visita a cidade, Alckmin liberou uma van 0 km, um caminhão basculante, anunciou a reforma de uma escola estadual e relembrou a instalação de uma creche escola no município. Além disso, autorizou obras de melhoria em três vicinais na região ao longo de 15 quilômetros entre Rio Claro, Santa Gertrudes e Cordeirópolis. São quase R$ 10 milhões em investimentos.

“A SP-316, ligando Rio Claro/ Santa Gertrudes, será ampliada e terá ciclovia, unindo os dois municípios. Além de 15 quilômetros de estradas vicinais, onde está localizada a indústria cerâmica”, finalizou em Cordeirópolis.

Do Portal do Governo do Estado